GLOSSÁRIO DO SENHOR DA GUERRA
Renivaldo Costa - jornalista

A Guerra no Iraque popularizou alguns termos de guerra que até então eram conhecidos apenas pelos militares que entram nos campos de batalha. A bem da verdade, muita gente ainda nem sabe sequer porque o Bush resolveu bombardear Bagdá, mas pra você que evita ler e assistir notícias sobre Bush, Oriente Médio e Saddam Hussein só porque não entende nada desse assunto, proponha aqui um glossário para tirar suas principais dúvidas. Senão vejamos.

7° REGIMENTO DE CAVALARIA - Um dos maiores mistérios dessa guerra: os soldados estão no Iraque, com certeza, mas e os cavalos? Saddam Hussein jura por Alá que estão todos na Casa Branca.

AL JAZEERA - Rede de TV árabe. Também conhecida em Washington como "Ojeriza".

ALVO - Coisa que os aliados não têm acertado de jeito nenhum nessa guerra.

APACHE - Helicóptero americano que não voa nem sai de cima. O último foi abatido porque os dois pilotos estavam fumando o cachimbo da paz na cabine.

ARMAS QUÍMICAS - Bombas caseiras à base de quibe, esfirra e charutinho de repolho. Muito temidas por George Bush, Tony Blair e Ronald McDonald.

BAGDÁ - Centro do império iraquiano. Lugar para o qual Saddam Hussein pretende mandar o exército americano. Ou melhor: Saddam pretende mandar o exército americano pra lá de Bagdá.

COALIZÃO - Grande alisamento na região de Co, cidade iraquiana a leste de Basra.

CUECAS AMERICANAS - Principal alvo das tempestades de areia.

CURDOS - Povo que habita o Curdistão, região autônoma ao norte do Iraque. Só que agora, depois de tanto barulho de bombardeio, eles já se consideram "Surdos".

F-16 - Depois que as baterias anti-aéreas iraquianas abateram quinze aviões, os americanos colocaram mais este em serviço.

FOGO AMIGO - Principal causa de baixas entre americanos e britânicos. Mata mais que os canhões de Saddam. Imagina se fosse Fogo Inimigo...

KUAIT - Marca de guaraná iraquiano, maior concorrente da Coca-Cola. Dizem também que quem tem Kuait tem medo, mas essa já é uma outra história.

MÃE DE TODAS AS BOMBAS (MOAB) - Segundo o povo iraquiano, é a ilustríssima progenitora do senhor George Walker Bush.

MARINES - Marinheiros americanos que estão se lascando no mar de areia iraquiano.

ONU - Organização que ninguém sabe mais pra que é que serve.

TROPA DE ELITE- Soldados da alta sociedade iraquiana. Costumam combater de fraque, os homens, e vestidos pretinhos básicos, as mulheres. Sem esquecer, é claro, os novíssimos óculos Dolce & Gabbana.