Antecipar a maioridade penal não é a solução
Adriano Ronai

Em visita ao seu sítio (correaneto.com.br), li a matéria "Papaléo propõe PEC para antecipar maioridade penal". Ora, embora o senador Papaléo fundamente sua opinião em pesquisa de opinião popular realizada pela OAB, e, defina que esta redução ocorra para àqueles que cometam crimes hediondos, ou lesões corporais graves, e apresentem idade "psicológica igual ou superior a 18 anos", ele como médico e senador da República deveria saber que esta qualificação pode variar de acordo com cada individuo. Por exemplo: uma criança que recebe por conta das dificuldades financeiras de sua família a responsabilidade de ir para a rua trabalhar como vendedor de chop ou engraxate, terá um amadurecimento mais acelerado, assim como estará mais propenso ao envolviemento com coisas erradas. Enquanto que uma criança que tem em sua família a estrutura suficiente para frequentar uma escola, pelo menos em tese terá oportunidades de se livrar destes males sociais.

O certo caro Correa, é que embora o senador Papaléo seja um congressista com prerrogativas para propor a criação de LEIS,e a sociedade esteja chocada com acontecimentos envolvendo menores, sua preocupação deveria estar voltada não em viabilizar a criação de uma "Universidade para Criminosos Jovens", como vêm servindo as Febéns e as próprias penitenciarias e presídios, acredito que tanto ele, quanto os demais envolvidos nesta discussão deveriam concentrar esforços em fazer com que o sistema Penal Brasileiro comece a funcionar. E que os jovens de nosso Estado, de nosso País tenham sim antecipação, mas que seja a antecipação de conhecimento, de informação de cultura.

Repito a máxima de outros pensadores contemporaneos nem tudo que é bom para os outros é bom parao BRASIL, temos excelentes leis, um Estatuto que defende os intersses da criança e do adolescente sem falar no código penal e outras leis ordinárias, extraordinárias extravagantes enfim...
não precisamos de mais uma para engrossar o caldo do descaso e do não cumprimento, para alimentar ainda mais a ilegalidade. : "É por conta disto eminente Senador que espero que sua posição no Senado seja diferente da atual quanto a este assunto, reduzir a idade penal é reduzir ainda mais as chances de milhares de jovens de viver".

Adriano Ronai dos A. Ferreira - Acd. de Direito CEAP 3º ANO