COMO PROTEGER SEU MICRO DE VÍRUS

Cuidados ao acessar a Internet

Ao acessar sites de comércio e serviços na Internet, antes de digitar dados pessoais, certifique-se de que está fechado o cadeado de segurança, localizado na barra inferior do seu navegador. Esse cadeado aparece na tela em que são solicitadas a senha e a frase secreta (transações eletrônicas). Para saber se a página acessada é segura e possui um certificado SSL, dê um duplo clique nesse cadeado e veja se ele pertence à instituição desejada. Os dados transmitidos são totalmente protegidos por criptografia com chave de segurança, pelo protocolo SSL (Security Socket Layer), de 128 bits.

Se, por algum motivo, o cadeado não estiver fechado, em hipótese alguma digite seus dados.

Sites de bancos não pedem atualização de cadastro de clientes por e-mail, nem enviam arquivos "atachados" com extensão .EXE para download (baixa). Portanto, nunca execute este arquivos. Qualquer relacionamento com um banco, por e-mail, é estabelecido mediante autorização prévia, e deverá ser realizado somente em ambiente seguro.

ATENÇÃO: Ao efetuar transações eletrônicas pela INTERNET:

§ Mantenha o Antivírus atualizado e ativo;
§ Nunca envie informações pessoais em salas de bate-papos (chat-rooms), e-mails;
§ Nunca execute programas ou arquivos enviados por desconhecidos;
§ Efetue backups de seus arquivos importantes;
§ Ao efetuar qualquer tipo de compra, tenha certeza de que as informações repassadas à loja estejam criptografadas;
§ Leia sempre os documentos on-line sobre privacidade e segurança que os sites fornecem, antes de fazer qualquer transação.

E-mails de procedência duvidosa

Caso não tenha autorizado o recebimento de e-mails, você deverá desconsiderar toda e qualquer mensagem recebida em sua caixa postal, mesmo que supostamente pareça ter sido remetida por um banco ou por um site de comércio eletrônico, contendo nomes, marcas ou qualquer oferta de produtos ou serviços. Para sua maior segurança, exclua essa mensagem de seu microcomputador.

Ao receber um arquivo anexado, proceda da seguinte forma:
§ Antes de abri-lo, certifique-se de que o Antivírus está atualizado e ativo;
§ Se você NÃO o solicitou e NÃO conhece o remetente, DELETE-O sem abrir;
§ Se você NÃO o solicitou e conhece o remetente, passe o Antivírus antes de abri-lo.

ATENÇÃO: Nunca utilize um equipamento sem o Antivírus atualizado e ativo (instalado).

Para evitar a infecção por vírus, vacine sempre os:
§ disquetes inseridos no computador;
§ arquivos baixados da Internet;
§ anexos de e-mail.

"Cavalos de Tróia"

Em informática, os "Cavalos de Tróia" ou "Trojans" são programas que vêm "camuflados" dentro de arquivos ou outros programas considerados aparentemente inofensivos. Eles podem vir escondidos, por exemplo, em jogos, animações, protetores de tela, etc. Por isso, ao efetuar downloads (baixa) de programas ou arquivos (principalmente os que possuem extensão .exe) pela Internet, é importante certificar-se de sua procedência e nunca executar arquivos de origem duvidosa.

Ao ser instalado em seu computador, o "cavalo de tróia" pode roubar senhas, copiar, alterar e destruir arquivos, e pior, deixar o seu computador vulnerável a ataque de hackers. Os "cavalos de tróia" não se limitam às características do vírus. Esses programas abrem as portas de acesso ao seu computador. Portanto, lembre-se sempre:

§ Mantenha o Antivírus atualizado e ativo.
§ Não abra arquivos ou e-mails de pessoas que você não conhece;
§ Não utilize programas de origem duvidosa;


Coordenação de Serviços de Informática
DI/COINF
12/04/2004