DVD, Reg. 04

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisoner of Azkaban; EUA-2004)
Direção: Alfonso Cuarón
Elenco: Daniel Radcliffe (Harry Potter); Emma Watson (Hermione Granger); Rupert Grint (Rony Weasley); Robbie Coltrane (Rúbeo Hagrid); Alan Rickman (Prof. Severo Snape); Gary Oldman (Sirius Black)

Sinopse: na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, desta vez Harry Potter (ao se livrar de seus famigerados tios), vai enfrentar um duplo desafio: o assassino Sirius Black (Gary Oldman) que foge da prisão de Azkaban, e que supostamente assassinou seus pais; e ainda os Dementadores, seres que sugam a energia vital de homens e animais.

Comentário: a abertura desta terceira série Harry Potter, com nosso herói transformando sua tia em uma gorducha que sai flutuando pela janela e subindo ao espaço, é fantástica!! Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é daqueles filmes que nos remetem a um universo imagético de magia pura, uma magia do tipo ficcional que todos gostariam de ter, de fazer... Quem não gostaria de ser um bruxo(a) para poder transformar essa nossa dura realidade em alguma coisa com mais leveza, com menos densidade??

Mas, o roteiro ficou com algumas costuras bem visíveis. Se o filme ganha em força de ação e com os magníficos efeitos visuais, é também uma gigantesca tentativa de adaptar os vários e ricos componentes da trama, contidos na obra original de J.K. Rowling. Talvez aí repouse a dificuldade do roteirista Steven Kloves em quase quebrar partes da trama com personagens bruscamente entrando e saindo, bem como as referidas costuras visíveis, que ficaram marcadas através da montagem.

Se Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban não tem um roteiro bem enxuto, aplausos para a teen Emma Watson, no papel de Hermione, que sobra em interpretação e presença de cena. Daniel Radcliffe (Harry Potter) não convence muito neste seu último trabalho. Mas, o filme também é bom porque conta com as seguras atuações de Alan Rickman e Gary Oldman, dentre outros. Oldman está quase imperceptível com sua caracterização cênica (maquiagem e indumentária) no papel do fugitivo e assassino.

O disco 2 que traz as Informações Especiais, não foi bem produzido. Basicamente, em DVD, o que se espera de um segundo disco trazendo informações, é: trailer e efeitos visuais. Por incrível que possa parecer, o filme não traz nenhum desses dois ingredientes? Sua navegação e acessibilidade também estão comprometidas.
-----------------
Foto: Warner Bros.