METRÔ LINHA 743

Quando recebo mensagens e ouço falar do escritor Josiel Viera, eu me lembro da música Metrô Linha 743, de Raul Seixas: “Trabalho em cartório, mas sou escritor. Perdi minha pena não sei qual foi o mês. Metrô Linha 743”.

Josiel trabalha no Poupa Tempo de São Paulo emitindo carteiras de identidades e fica com a sinistra sensação de estar colaborando para inserir pobres almas na "matrix" do governo, pois essas pobres almas serão reduzidas a um número que será controlado para sempre. Josiel quer morrer quando pensa nessas coisas.

Enfurnado em um trabalho burocrático, Josiel refugia-se na literatura e escreve tendo apenas dois objetivos em mente: 1 - escrever boas histórias ou bons textos; 2 - não ser redundante, não fazer o mesmo que os outros estão fazendo.

Ler um texto de Josiel é como ter contato com a beleza primordial. Creio que era Hegel que dizia que a estética tratava da beleza. É essa beleza estética que se reflete no texto de Josiel.

Ao lê-lo, é difícil não pensar que alguém que produz algo assim não tenha um lampejo divino, como aquele personagem de Stephen King, do livro À espera de um milagre, que tinha o dom divino de curar pessoas. Josiel tem o dom de maravilhar pessoas.

Mas a música do Raul Seixas é sobre caçadores de cabeças. O narrador pede um cigarro e o escritor que trabalha em cartório diz: “Dou, mas vá fumar do outro lado. Dois homens fumando juntos pode ser muito arriscado. Os canibais de cabeça descobrem quem pensa porque quem pensa, pensa melhor parado”.

Raul referia-se, claro, à ditadura militar, período em que qualquer um que pensasse diferente era preso e torturado (como aliás, aconteceu ao próprio Raul). Mas hoje os canibais de cabeça ainda estão por aí, embora seus métodos tenham mudado. Hoje quem não se encaixa nos padrões é solenemente ignorado. Por essa razão, Josiel não encontra editor interessado em seus escritos.

Mas felizmente existe a internet. Se você quiser se maravilhar com os textos de Josiel, procure nesse inconsciente coletivo que é a rede. Procure e vai se surpreender.

http://ivancarlo.weblogger.com.br