A nova literatura

Se você quiser conhecer os melhores escritores da atualidade, não tenha dúvidas: procure na internet. É aqui que estão os escritores jovens e inovadores, que têm explorado a telinha do computador como suporte para as histórias. A revolução que se opera agora, com a internet, é equivalente àquelas que ocorreram quando surgiram a escrita e quando foi criada a imprensa.

Na internet você poderá encontrar escritores do porte de Josiel Vieira, ABS Moraes, Jéferson Nunes e Bruce Campbell.

Pode escrever: todos os grandes escritores da próxima geração vão ter surgido na internet, pois é ela que permite que pessoas pouco conhecidas revelem seu talento.

Mas esse fenômeno é acompanhado de um outro, no sentido oposto: os editores desconhecem completamente a internet. A maioria dos sites das editoras é de uma pobreza franciscana: só um texto explicando o que é a editora e o endereço de e-mail. Os melhores trazem o catálogo da editora e alguns permitem que se compre livros on-line. Não há nenhum atrativo complementar que incentive a pessoa a entrar constantemente no site.

As editoras não oferecem artigos, crônicas ou passagens dos livros como forma de incentivar o leitor a voltar ao site.

Certa vez, conversando com o dono de uma editora, disse que um de meus livros, disponibilizado na internet, havia sido lido por mais de 25 mil pessoas, ao que ele retrucou: “E daí?”. E daí que no Brasil um livro que alcança uma tiragem de 15 mil exemplares é considerado um best seller... Mas, para um editor, se um livro foi lido por 25 mil internautas, isso não é nada demais.

Se é verdade que os melhores escritores da nova geração está na internet, também é verdade que as grandes editoras não estão nem aí para eles.

E eles que se preparem: uma mudança muito maior vem por aí. À medida em que a nova geração de leitores se acostumar com os escritores da internet, vai haver sérias mudanças de comportamento. O conceito de direito autoral, por exemplo, sofrerá fortes transformações. Hoje ter direito autoral sobre uma obra é ter o direito de receber dinheiro por ela. No futuro, provavelmente, terá um significado diferente.

Abaixo uma relação de sites interessantes em que é possível conferir o talento dos novos escritores. Agradeço a ajuda de Josiel Vieira, que me indicou alguns endereços e ajudou com alguns comentários:

O DIALÉTICO - www.odialetico.hpg.ig.com.br/index4.html - Editado por um rapaz de 23 anos, de Cuiabá, autodidata em filosofia. Ele faz um trabalho na raça, reunindo uma biblioteca virtual que engloba livros eletrônicos de filosofia e literatura, de autores clássicos, modernos e iniciantes. A biblioteca dele prima pelo virtuosismo, e assim, sem pretensões está se tornando uma referência. Por exemplo, a maioria das versões eletrônicas dos textos sobre Platão que correm na web vieram do Dialético...

CIBERFIL - www.ciberfil.hpg.ig.com.br - Site pessoal do Marcelo Barbão, editor da revista de informática Geek e cujos textos fazem muito sucesso na Argentina. O grande diferencial do site é que os livros são disponibilizados numa infinidade de formatos eletrônicos, inclusive formatos próprios para computadores de mão Pocket PC e Palm. O conteúdo segue a linha do dialético do Thiago Maia: mistura de livros de filosofia com literatura. Detalhe: muitos dos cd's piratas de literatura que são vendidos ilegalmente pela web geralmente possuem textos tirados da ciberfil...

ALEXANDRIA VIRTUAL - www.supervirtual.com.br . O destaque fica por conta das obras místicas disponíveis, difíceis de encontrar até em sebo... O Abrahão, editor do site, foi parceiro do Raul Seixas numa música, e a mãe do Raul prefacia um dos livros do Abrahão, que tem livros publicados em formato convencional, inclusive com grandes tiragens.

EBOOKCULT: www.ebookcult.com.br/. Também cheio de livros nos formatos palm/pockect pc/ ebook reader.

PIJAMA SELVAGEM: www.nemonox.com/pijamaselvagem/ . Publicava crônicas de autores nacionais e estrangeiros. Todos eles conhecidos apenas na internet. O visual divertido e o nome do site davam a tônica: quem gostava de humor, gostava. Infelizmente foi fechado e atualmente no endereço existem apenas informações sobre o que era o site e como foi sua repercussão. O editor, Nemo Vox, é integrante da Mensa, uma sociedade internacional que congrega superdotados.

DIGESTIVO CULTURAL - O principal site cultural do Brasil. Diariamente traz resenhas de filmes, livros e peças teatrais, além de trazer artigos e ensaios. www.digestivocultural.com

NONA ARTE: www.nonaarte.com.br. É um site especializado em quadrinhos, mas que publica também pulp fiction. Os pulp fiction eram revistas de baixo custo publicadas nos EUA, principalmente na década de 30. Fizeram muito sucesso e tornaram mundialmente conhecidos personagens como O Sombra, Doc Savage e Tarzan. O Nona Arte publica A Casa do Terror, com pequenos contos de horror e Mundo Perdido, com histórias de aventura e personagens fixos. A interessante é ver esses novos escritores, a maioria deles totalmente intelectualizados, produzindo de maneira totalmente descompromissada, preocupados apenas com a diversão..

VIRTUAL BOOKS: www.terra.com.br/virtualbooks. Traz livros virtual para baixar gratuitamente. Há desde livros técnicos à literatura infantil. É provavelmente a melhor livraria virtual do Brasil. Destaque para os livros de Josiel Viera, um autor que começou na internet e é inédito na literatura impressa.

MUNDO CULTURAL: www.mundocultural.com.br. Publica artigos, crônicas, livros e informações sobre cultura. De autoria de Fanzan, um bancário que se diverte nas horas vagas produzindo e divulgando literatura.
ivancarlo.weblogger.com.br