O motorista do ano.

Vania Beatriz

Seu Ferro (José Veríssimo da Silva Vasconcelos), o senhor meu pai, foi por muito tempo motorista de táxi, fazendo ponto na Praça Veiga Cabral.


Também foi motorista de sua excelência, o prefeito de Macapá, Mário Barata. até hoje guarda fotos históricas, como a de um passeio à Cachoeira do Paredão, e do dia em que, vestido num elegante terno branco, conduziu o jipe com a imagem de São Cristóvão na tradicional procissão em homenagem ao seu padroeiro.


Foi nessa época que criou uma marchinha carnavalesca: "Muito bem senhor prefeito, pelo que já fez , o povo está satisfeito e agradece mais uma vez. nossa cidade está modernizada , com as ruas asfaltadas e a luz fria também, na fortaleza já tem , e agora Macapá tem sua vez, salve , salve, carnaval 66! oba!" Não se pode dizer que ele era "puxa-sacos" , mas um artista, que se tivesse tido asas, alçaria vôos em seus dons de desenhar, pintar, cantar, compor.


Voltando ao assunto. No mesmo quarteirão da Av. Acelino de Leão, no bairro do Trem moravam três "chofer de praça", como se dizia naquela época: o Ferro, o Arraia e o Macarrão, mas foi o Ferro que no ano de 1966 (se Caprichoso e Garantido , meus neurônios amazônicos, não me falham) ganhou uma homenagem da UBMA - União Brasileira dos Motoristas do Amapá e um diploma de Motorista do Ano, Motorista Destaque ou algo assim.

Orgulhoso e criativo , papai recortou e colou uma foto sua ao volante do carro que ilustrava o diploma e colocou-o num quadro na parede. Poucos dias depois do feito, ele que se orgulhava de nunca ter sofrido nenhum acidente , caiu com o carro na Lagoa dos Índios. A noticia só chegou ao amanhecer, depois de mamãe ter passado a madrugada em aflição.

Na época, as más línguas disseram que foi inveja dos motoristas vizinhos que o derrubou na Lagoa. Línguas mais venenosas ainda disseram, que ele havia se encantado por uma sereia que habitava na Lagoa dos Índios, na estrada que vai de Macapá para Santana.


Da série Macapá de minha Infância - Por Vânia Beatriz a filha número 02 do Ferro.

www.webeatriz.weblogger.com.br