Da largura de duas bundas de cavalos
( Enviado por Sonia Helena)

A bitola padrão (distância entre os trilhos) das estradas de ferro americanas é de 4 pés e 8 ½ polegadas. É um número bem esquisito. Por que esse tamanho ?

E por que esta bitola é usada? Porque é esta a bitola usada na Inglaterra, e as ferrovias americanas foram construidas por ingleses.

Mas por que os ingleses usam esta bitola?
Porque as primeiras linhas foram construídas pelos engenheiros que construiram os primeiros bondes, e foi essa a bitola usada.

Mas então por que era essa a bitola?
Porque o pessoal que construiu os bondes usavam os gabaritos e ferramentas para fazer as diligências, que usavam esta bitola. Tá!

Mas porque as diligências usavam esta bitola?
Porque se usassem qualquer outra bitola as rodas quebrariam nos sulcos das estradas inglesas, que têm seus sulcos muito uniformemente cavados.

Mas por que as estradas inglesa têm sulcos tão uniformes?
Porque as estradas inglesas, como a maioria das velhas estradas européias, foram construidas pelos romanos para a movimentação de suas tropas. E as carroças e as bigas usavam a mesma bitola para não quebrarem nos sulcos das estradas.

Então chegamos à resposta da pergunta original. A bitola padrão das ferrovias americanas é de 4 pés e 8 1/2 polegadas porque deriva das especificações originais das carroças militares do exército romano.
Que foram determinadas para que pudessem permitir a passagem de duas bundas de cavalo lado a lado.

Veja uma extensão interessante deste texto:

Quando você vê o Space Shuttle em sua base de lançamento, sempre há dois foguetes propulsores auxiliares presos a ele perto dos tanques de combustível, chamados de SRB (Solid Rocket Booster).
Os SRBs são feitos pela Thiokol numa fábrica em Utah.
Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-los um pouco mais gordos, mas eles deviam ser enviados de trem até Cabo Canaveral. Como existem túneis no caminho, e estes túneis foram construídos para comportarem um trem, cuja largura tem, é claro, aproximadamente a de duas bundas de cavalo. Portanto o desenvolvimento de um dos maiores projetos de transporte da humanidade foi originalmente determinado pela largura de duas bundas de cavalo romanos!