A pororoca do rio Araguari

No idioma indígena pororoca significa "barulho do rio". Na lenda, três "negrinhos" aborrecidos com a devastação da floresta e com a matança dos animais, montam na grande onda onde ela se forma e correm de um lado para o outro na crista dela, berrando à plenos pulmões para assustar quem comete crimes contra a natureza.

Na região do rio Araguari acontecem as maiores ondas do mundo, segundo afirmações dos conhecedores. E lá tem pororoca o ano inteiro, sendo as maiores no tempo das chuvas por causa do aumento de volume das águas do rio. E lá, no município de Cutias do Araguari acontecem os campeonatos de surf na pororoca, uma modalidade que está sendo descoberta e praticada agora . No mês de maio, na época da lua cheia os surfistas vão se encontrar no meio da floresta para montar na onda e tentar bater o recorde mundial de permanência sobre elas.

E como os jovens que praticam o esporte geralmente são ligados na proteção à natureza, os "negrinhos" que cavalgam a pororoca vão ajudá-los na busca dos seus objetivos.



Clique nesta foto para ampliar:

 


Clique nesta foto para ampliar:

Outros lugares:
Fortaleza de São José
Trapiche Eliezer Levy

Bailique
Curiau