Associação de ex-guardas territoriais anuncia promoção de inspetores

Acontece nesta sexta-feira, 11, a solenidade de promoção de novos cabos e inspetores da Associação dos Ex-Guardas Territoriais, Familiares e Amigos (AGTFA). A programação acontece às 16 horas, na área externa da Fortaleza São José de Macapá, com a presença de autoridades políticas, militares e de familiares dos novos formandos.

O inspetor Valdeci Sampaio Bonfim, atual presidente da AGTFA no Amapá, ressaltou que está será primeira promoção de cabos e inspetores formados, depois da reestruturação da categoria. O inspetor Bonfim citou que serão promovidos 100 cabos e 110 inspetores. Ele disse que entre os promovidos estarão membros que atuaram na chamada velha guarda territorial.

O curso de formação de cabos e inspetores da AGTFA durou cerca de um mês, e segundo ele, habilitou os alunos concluintes a atuar na segurança e monitoramento em escolas públicas, repartições públicas e demais logradouros ou patrimônios públicos.

Bonfim anunciou que algumas escolas públicas estaduais contam com a presença dos guardas territoriais, por intermédio de parcerias estabelecidas com a Associação. Trata-se do projeto GT na Escola. Bonfim acredita que no máximo em 60 dias estará entregando ao Governo do Estado, projeto que propõe parcerias e convênios para garantir o aproveitamento da mão-de-obra desses trabalhadores no mercado de trabalho local.

A Associação dos Ex-Guardas Territoriais, Familiares e Amigos, criada em fevereiro de 2004 reúne mais de mil associados.

Edy wilson Silva