Secretaria de Saúde leva atendimento
médico à ribeirinhos da região do Bailique

Ação vai atender mais de 200 pessoas residentes no Farol do Canivete

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vai realizar nos dias 20 e 21 deste mês, uma grande ação social na comunidade Farol do Canivete. A localidade pertence ao Arquipélago do Bailique, distante cerca de 12 horas de barco da capital Macapá. Durante os dois dias aproximadamente 30 profissionais farão atendimento médico em diversas áreas de saúde.

Gracinete Espíndola, coordenadora da 1ª Regional de Saúde da Sesa, calculou que mais de 200 pessoas devem ser beneficiadas. Ela acrescentou que segundo dados da Marinha Brasileira, no Farol do Canivete residem cerca de 50 famílias.

A coordenadora citou que o serviço da Sesa naquela região atende à reivindicação da própria comunidade do Farol do Canivete. Embora o atendimento básico de saúde seja responsabilidade direta da Prefeitura Municipal de Macapá desde 1996 com o advento da municipalização da saúde, o Governo do Estado assume o compromisso social e humano com as famílias que tem dificuldade de acesso a esses serviços.

Gracinete antecipou que os principais serviços oferecidos são: atendimento médico (Clínico geral, pediatria, ginecologia e dermatologia). Além dos atendimentos de preventivo do câncer uterino, vacinação, medicamentos e serviços de assistência social.

Participam da ação também técnicos da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims) para levantar a demanda a serem assistidas pelos projetos sociais do Governo do Estado e técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), que terão a responsabilidade de examinar e garantir a qualidade da água potável que a comunidade de Farol do Canivete consome.

Mais Informações: 3212- 6114/ 9126- 3158/ 9124- 6981.


Edy wilson Silva