Começou o vestibular da Ueap

Provas foram aplicadas neste domingo em escolas públicas de Macapá e Santana. Resultado deve sair nos próximos dias

Começaram as provas da primeira fase do vestibular 2008 da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). As provas aconteceram neste domingo, 13, em Macapá e Santana. A previsão é que o resultado seja divulgado em no máximo uma semana. As provas da segunda fase acontecem nos dias 10 e 11 de fevereiro e consiste em questões subjetivas e redação.

Segundo o reitor da UEAP, José Maria da Silva, a compra de uma moderna máquina permite uma leitura mais rápida e eficiente dos cartões das provas da primeira fase. A máquina consegue conferir dois mil cartões por hora.

A UEAP oferece este ano 350 vagas, distribuídas nos cursos Engenharia Florestal, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Letras, Engenharia de Produção, Licenciatura em Química e Engenharia de Pesca. Mais de 12,2 mil candidatos se inscreveram. O número de candidatados que deixaram de fazer as provas foi considerado inferior a 2007. A coordenação do vestibular registrou cerca de 18%, bem menor que no ano passado que ficou em média 25%.

Para não perder o horário da prova, muitos candidatos fizeram enormes filas em frente às escolas. Bruno Rafael Machado prestou vestibular para filosofia. A opção pelo curso é a perspectiva da abertura de mercado de trabalho e por ser novo na grade da instituição. “É uma exigência do Ministério da Educação o ensino de filosofia e o mercado no Amapá abre uma porta para esse profissional na área do ensino médio. Eu estudei e estou preparado para passar”, aposta.

Um grande esquema de segurança foi montado pelo Governo do Estado para garantir transparência e evitar contratempos, como é o caso de irregularidades. Nas escolas onde as provas foram aplicadas foram colocados policiais militares, civis, bombeiros e ainda o apoio da Polícia Federal para evitar fraudes. Todos os candidatos passaram pela revista de detectores de metais.

Pelo cronograma do vestibular 2008, as aulas na Ueap iniciam no dia 4 de março.