Sinsepeap participa de Congresso Nacional de Educação

O Sindicado dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap) participa do 30° Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que inicia hoje (17) e termina no domingo (20), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.

Os delegados regionais que irão representar o Amapá, foram escolhidos no 6º Congresso Estadual que ocorreu em dezembro no ano passado. Estão representando vários municípios do Estado, como Santana, Pracuúba, Tartarugalzinho, Larajal do Jarí, Oiapoque, Amapá e a capital Macapá.

O Congresso Nacional tem como tema principal “Educação Públicos: a diferença que promove a igualdade”. O objetivo é discutir a superação das desigualdades históricas do país e a valorização da escola pública como espaço social, plural, democrático, fomentador da cidadania, comprometido com o futuro da sociedade e com um projeto de desenvolvimento sustentável da nação.

A regulamentação das Centrais Sindicais, a negociação coletiva no serviço público e a regulamentação do direito de greve são alguns dos temas que os trabalhadores levarão ao debate na 30ª edição do Congresso. Além disso, serão discutidos os projetos do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), em trâmite no Congresso, o reconhecimento dos funcionários de escola na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as diretrizes nacionais de carreira.

A tese é baseada em dados oficiais e extra-oficiais que apontam as mazelas educacionais como fator preponderante de atraso sócio-econômico. Os profissionais da Educação acreditam que o aumento do financiamento para a educação, a valorização dos profissionais, a priorização da escola pública não são apenas opções governamentais, já que devem ser prioridades da sociedade.

Pérola Pedrosa

9127 9591