ESTÃO ABERTAS EM SANTANA AS INSCRIÇÕES PARA A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

A Prefeitura de Santana foi contemplada pelo Ministério da Educação e Cultura com o projeto que vai trazer ao município a Universidade Aberta do Brasil. A UAB é um programa do Governo Federal para universalizar o ensino superior no Brasil através das prefeituras. Em Santana o pólo universitário já está funcionando e disponibilizando o curso de Licenciatura em Matemática, com 50 vagas. O projeto da Prefeitura foi o primeiro aprovado no Estado mas por questões burocráticas somente em 2008 está sendo implantado. Macapá e Laranjal do Jarí já estão oferecendo os cursos.

O curso será administrado pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP entidade responsável também pela seleção de tutores, que acompanharão os alunos durante as aulas. Raimundo Vasques, professor e coordenador da UAB em Santana, explica que o curso terá a mesma carga horária e grade curricular do ensino normal, com duração de quatro anos e que as aulas serão via presencial e on-line, que já é utilizado pela Universidade Federal no ensino à distância. As aulas presencial será dada por professores da UNIFAP que farão o acompanhamento e avaliação periodicamente.

As aulas serão ministradas no prédio anexo à Casa Brasil onde já estão sendo adaptadas 6 salas de aula com telão, data-show, laboratório de informática, auditório e salas de aula. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro via internet pelo site www.daves.ufpa.br, com valor de R$ 60,00. A prova será dia 02 de março com duas fases, conhecimento geral e redação, que acontecerão no mesmo dia.

Mariléia Maciel