Eletronorte promove 9ª. Semana Interna de Segurança no Trânsito

De 29 a 31 de janeiro, no turno da manhã, no auditório da empresa, a Eletronorte reúne empregados, prestadores de serviço e convidados na 9ª. Semana Interna de Segurança no Trânsito (Sist), com o tema Dê preferência para a vida. A abertura, na terça, 29, contará com representantes de instituições que atuam no trânsito nos âmbitos federal, estadual e municipal.

A Sist sempre é realizada antes do Carnaval, com o objetivo de alertar e conscientizar os motoristas sobre a prevenção de acidentes neste período de folia, além da segurança no trabalho.

No primeiro dia a principal palestra é sobre o "Sistema Nacional de Seguro e a Nova Legislação". Dia 30, o assunto em pauta é "Dicas e Reflexões sobre a Arte de Viver", com o ator e diretor Álvaro Braga.

Encerrando a programação, dia 31, o grupo Transitarte, da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (Emtu) fará a recepção lúdica e em seguida, um técnico do Corpo de Bombeiros falará sobre Resgate e Acidente de Trânsito. Após o intervalo, o médico do trabalho da Eletronorte, Hélio Grott Filho palestrará sobre Drogas e Direção Segura. O grupo Transitarte fecha o evento com uma apresentação sobre Trânsito e a Questão de Gênero. Além das palestras e apresentações toda a força de trabalho da Eletronorte receberá informações escritas sobre os diversos aspectos que envolvem o trânsito.

O trânsito no Amapá - Segundo o DENATRAN, até dezembro de 2006, o Estado do Amapá já possuía 77.377 condutores habilitados, sendo 17.344 do sexo feminino e 3.453 na faixa etária de 18 a 21 anos.

Até setembro de 2007, a frota de veículos do Amapá era de 72.793 veículos, assim distribuídos: 34.191 automóveis, 2.574 caminhões, 167 caminhões-trator, 6.844 caminhonetes, 3.438 camionetas, 16 chassis plataforma, 57 ciclomotores, 196 microônibus, 19.526 motocicletas, 4.318 motonetas, 478 ônibus, 414 reboques, 358 semi-reboques, 42 side-car, 8 triciclos, 162 utilitários, dentre outros...

Estudos revelam que mais de 60% dos acidentes de trânsito são causados por dois motivos isolados ou combinados: velocidade excessiva e abuso de álcool.

OS DEZ MANDAMENTOS DO TRÂNSITO SEGUNDO O VATICANO

O Vaticano criou um código moral para os motoristas católicos. É uma lista de recomendações para evitar as mortes, a irresponsabilidade e a falta de gentileza ao volante. Veja a relação abaixo:

(1) Não matar.

(2) A estrada seja para você um instrumento de comunhão entre as pessoas, não de morte.

(3) Cortesia, sinceridade e prudência ajudarão você a superar os imprevistos.

(4) Seja caridoso e ajude as vítimas de acidentes.

(5) Que o carro não seja para você expressão de poder e domínio nem ocasião de pecado.

(6) Convença, com caridade, os jovens e os que já não o são para que não dirijam quando não estiverem em condições de fazê-lo.

(7) Ajude as famílias das vítimas de acidentes.

(8) Reúna a vítima com o motorista agressor num momento oportuno para que possam viver a experiência libertadora do perdão.

(9) Na estrada proteja o mais vulnerável.

(10) Sinta-se responsável pelo outro.

(Assessoria de Comunicação)