Waldez pede atenção para biodiversidade e desenvolvimento sustentável

Durante a primeira reunião do ano, gestores do Estado apresentaram resultados do ano passado e planejamento 2008

O Governo do Amapá realizou na quarta-feira, 2, a primeira reunião de trabalho do ano. Durante a manhã do segundo dia de 2008, o governador Waldez Góes reunido com os secretários de governo a avaliaram os resultados do ano passado e fizeram o planejamento para o exercício 2008. A reunião que aconteceu na Escola de Administração Pública (EAP) durou cerca de cinco horas.

A primeira reunião de trabalho do ano é muito importante para o Amapá. Secretários de governo apresentaram durante o encontro os avanços e as expectativas nas áreas de Saúde, Educação, trabalho, Defesa Social, Gestão, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infra-estrutura entre outros.

O governador Waldez Góes pediu atenção para cinco agendas de trabalho que estão orientando as ações do governo para o desenvolvimento do Estado e a melhoria da qualidade de vida da população. A agenda do meio ambiente prevê ações que valorizem a biodiversidade amapaense e o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental.

A agenda do Plano Plurianual 2008/2011 que tem incorporado os Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas pretende proporcionar melhor qualidade de vida nas áreas de saúde, educação, social entre outros. A agenda de qualificação profissional prevê a execução de uma série de ações que vão oferecer qualificação profissional, oportunidade de trabalho e geração de renda. A agenda de captação de recursos junto ao governo federal e iniciativa privada também é prioridade do governo. O ano de 2007 ocorreu a maior mobilização de recursos federais dos últimos anos, foram mais de R$ 300 milhões, que serão aplicados também em 2008, resultado do trabalho em conjunto com a bancada federal e senadores.

Ainda este mês, deve ocorrer reunião para a abertura do orçamento 2008 que é de cerca de R$ 12 milhões. O governador Waldez realizará ainda a inauguração de três escolas em Itáubal e região das ilhas.

Jailson dos Santos