Governador nomeia procuradores do Estado

Esta é a primeira vez que procuradores concursados ingressam na Procuradoria Geral do Estado

O governador Waldez Góes assinou nesta quarta-feira, 20, o decreto de nomeação dos 20 procuradores aprovados em concurso público realizado no primeiro semestre de 2006. Desde que o Estado foi criado, esta é a primeira vez em que um governador realiza concurso para a Procuradoria Geral do Estado.

Após a apresentação de documento e realização do cerimonial de posse, os novos procuradores entraram em exercício. Os atuais cargos de procuradores chefe serão gradativamente extintos. Todos os processos judiciais e administrativos serão repassados aos novos procuradores. Será uma fase de transição sem prejuízo para o Estado.

Os procuradores de carreira vão representar o Estado em processos judiciais e extra-judiciais. "Essas nomeações seguem um curso de estruturação da Procuradoria Geral do Estado nos moldes prescritos pela Constituição Federal", explica Marcos Reátegui, procurador geral do Estado.

A Procuradoria Geral do Estado é responsável pela advocacia pública estadual. Sua incumbência é representar o Estado e suas autarquias em Juízo e prestar assessoria e consultoria jurídica ao Poder Executivo.

Durante a assinatura do decreto Waldez afirmou que atos como este são rotina na atual gestão. A estruturação de cargos e carreiras moderniza a máquina pública proporciona mais agilidade na prestação de serviços ao cidadão.

"Em quase 20 vinte anos de criação do Estado é a primeira vez que procuradores concursados ingressam no quadro efetivo. A estruturação de carreiras é um compromisso assumido pelo nosso governo. Os concursos públicos e o investimento na formação continuada também fazem parte desta estruturação", avalia o governador.

Waldez lembrou ainda que novos concursos serão realizados. O setor econômico deve ser o próximo contemplado com concurso. "Tudo isso faz parte de um planejamento de gestão que está em curso", disse. O governo Waldez realizou até o momento 15 concursos públicos que englobam educação, segurança e saúde.

Relação dos Procuradores Nomeados:

Procuradores de 1ª Classe:
Marcos Gilberto Dias
Lorena da Ponte S. Prado
Ivo Cordeiro Pinho Timbó
Adonias Ribeiro de Carvalho Neto
Roberta Tenório G. de Assis
Gierck Guimaraes Medeiros

Procuradores de 2ª Classe:
Paulo Roberto Fontenele Maia
Jaime Eduardo Simão
Jeane Alessandra Teles Martins
Guilherme de Carvalho de Souza
Fábio Rodrigues de Carvalho
Pedro Monteiro Dória
Francisco das Chagas Feijó
Luiz Paulo de Pietro
Luiz Carlos S. Peixoto
Guilherme Gonçalves Alves
Helio Rios Ferreira
Samuel Figueira Fontenelle
Plinio Regis B. de Almeida e
Márcio Regio E. Barroso

Márcia Serrano( Do DCN)