Embrapa Amapá realiza expedição científica no Médio Amazonas

Uma expedição científica pelo Médio Amazonas, percorrendo comunidades de Santarém e Belterra, no oeste do Pará. Assim foi a primeira coleta de frutos, no final de 2007, como atividade do projeto "Rede Amazônica de Pesquisas sobre Moscas-das-Frutas", coordenado pela Embrapa Amapá em parceria com diversas Unidades da Embrapa e instituições de ensino e pesquisa.

Os pesquisadores Ricardo Adaime e o assistente Carlos Moraes, da Embrapa Amapá, e o pesquisador Walkymário Lemos, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), cumpriram um cronograma que incluiu coleta e processamento de frutos potencialmente hospedeiros de moscas-das-frutas, com sintomas de ataque de moscas-das-frutas e identificação de adultos das moscas-das-frutas que ocorrem na região do Médio Amazonas.

O biólogo Kemeson Oliveira, que ficará responsável pelas coletas de dados e obtenção de adultos das moscas-das-frutas na região do Médio Amazonas, participou de treinamento prático. No mês de março ou abril deste ano a equipe retornará a Santarém para novas coletas.