Conselheiro do CNJ visita Justiça do Amapá

Na manhã desta terça-feira (02/02), o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), recebeu a ilustre visita do Conselheiro Paulo Tamburini, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que esteve na capital para visitar e inaugurar as instalações da "Casa de Justiça e Cidadania".

No período da manhã o Conselheiro em companhia da Juíza Sueli Pini, titular do Juizado Especial e do Juiz Luciano de Assis, titular da 5ª Vara Cível e de Fazenda Pública, visitaram o Fórum Desembargador Leal de Mira, as novas instalações do Super Fácil, localizado na zona sul da capital ao lado do Juizado Sul, e por fim, estiveram no Super Fácil Central, onde funcionam os atendimentos jurídicos voltados ao cidadão comum.
A "Casa de Justiça e Cidadania", é proveniente de um termo de cooperação técnica firmado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá (TRE/AP) e Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8ª).

A instalação da "Casa de Justiça e Cidadania", visa aprimorar o desenvolvimento dos serviços destinados a fomentar o crescimento social e o fortalecimento da cultura jurídica, promovendo a integração da comunidade na busca de soluções para questões locais. Bem como prevenir ou tratar conflitos de interesse da sociedade, oferecer capacitação profissional, educação e inserção social disponibilizando informações sobre atendimentos públicos, conhecimentos sobre cidadania, direito, saúde, assistência judiciária voluntária e mecanismos para a solução de conflitos. A coordenação Nacional do Programa ficará a cargo do Conselho Nacional de Justiça e os tribunais disciplinarão a coordenação no âmbito de suas juridições.

"Minha vinda aoEstado do Amapá tem como objetivo visitar as instalações do Super Fácil, conhecer de perto o funcionamento dos atendimentos que já são realizados pelo judiciário amapaense e instalar de fato a "Casa da Justiça e da Cidadania", que irá funcionar na agência do Super Fácil da zona sul da capital Macapá. A Justiça do Estado do Amapá está pronta, pelo fato de já vir desenvolvendo esse trabalho voltado a comunidade há algum tempo" declarou Paulo Tamburini.

Em sua visita o Conselheiro também elogiou o "Projeto Pirralho", desenvolvido pelo TJAP, assim como também, incentivou a criação de novos projetos e se colocou a inteira disposição do Tribunal de Justiça do Amapá, no que for necessário para desenvolver e instalar novos intentos de cunho social. Aproveitando a ocasião o Corregedor-Geral de Justiça do TJAP Desembargador Mário Gurtyev, solicitou a ajuda do Conselheiro para a aquisição de 70 scanners o que tornará o Judiciário totalmente virtualizado e com isso irá acelerar as decisões dos processos que aguardam julgamento.

A visita encerrou numa breve reunião na presidência do TJAP, onde estiveram presentes: O Conselheiro do CNJ Paulo Tamburini, Corregedor-Geral de Justiça do Amapá Desembargador Mário Gurtyev, Presidente do TRE/AP Desembargador Luiz Carlos Gomes, Desembargador Carmo Antônio, Juíza Sueli Pini, Juiz Luciano de Assis, Juízas do TRT8ª: Flávia Kuroda, Tereza Aranha e o Diretor Samuel Veiga.