Mulheres do Oiapoque reúnem
para discutir política feminista


Durante os dias 27, 28 e 29, as mulheres da cidade de Oiapoque e as índias Karipuna da aldeia do Manga, distante 20 quilômetros da sede do município, estiveram reunidas, discutindo a Plataforma Política Feminista, com cinco eixos norteadores: Democracia Política, Estado Democrático e Justiça Social, Inserção do Brasil no Cenário Internacional, Democratização da Vida Social e Liberdade Sexual e Reprodutiva.

No encontro, realizado na Aldeia do Manga, 60 mulheres índias discutiram a Plataforma com as coordenadoras do Comitê Estadual, Carla Nobre, Mara Valdene e Inakê Malheiros. Alguns problemas foram também abordados na ocasião: saúde, educação e direitos da mulher na relação familiar.

Segundo a vice-cacique Sônia Aniká, a falta de acompanhamento médico-ginecológico, exames laboratoriais e atendimento médico-pediátrico são os problemas mais graves. Na área do direito civil, as índias reclamam da perda total dos direitos quando ocorre separação conjugal. Nesse caso, prevalecem os costumes indígenas. "Nós, índias, ficamos sem casa, sem os filhos, sem nada. Tudo fica com o marido, bem como a necessidade de pedir autorização para exercer o direito de votar, de se deslocar e outros. "Queremos que isso mude", afirmou Sônia.

Como proposta, as índias da Aldeia do Manga propuseram a criação de uma Casa de Formação Profissional, para que as mesmas possam ter uma fonte de geração de renda que lhes proporcione uma independência financeira e recupere sua auto- estima. No atendimento à saúde da mulher, foram solicitadas oficinas sobre DST`s e AIDS, acompanhamento pré-natal e consultas clínicas periódicas.

Em função do grande número de índias analfabetas, foi proposta a implantação da educação de jovens e adultos nas aldeias.

Na cidade de Oiapoque, as mulheres também acusaram problemas nas áreas da saúde, educação, violência contra a mulher, falta de segurança, geração de renda, e apontaram sugestões como: mini-cursos profissionalizantes, construção de claudio2001creche, delegacia de defesa da mulher, e outros inseridos na Plataforma Política Feminista, que vai ser discutida na Conferência Estadual, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de maio, no Centro de Referência para o Desenvolvimento Sustentável-CRDS, em Macapá. ( Roberto Gato )

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Bombons de chocolate com recheio de frutas regionais.
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Tia Neném
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Cônego Domingos Maltez próximo da Eliezer Levy



 

Catinga de mulata
Catinga é cheiro ruim, mas "Catinga de mulata"é cheiro bom, tanto que virou nome de perfume nos idos dos anos cinquenta
Remanso
Ponto onde o rio se alarga, a terra forma uma reentrância e as águas ficam mais calmas
Bubuia

Aquelas minúsculas bolhas de espuma que se formam na corrente do rio. Viajar de bubuia é ser levado pelas águas. "De bubuia, título de canção popular.
Piracema

Época em que cardumes de peixes sobem os rios para a desova
Pedra do rio
Diz a lenda que que são as lágrimas de uma índia que chorava a perda do amado. É onde está a íagem de São José, na frente de Macapá.
Macapá
Vem de Macapaba, ou "estância das bacabas".
Bacaba
Fruto de uma palmeira, a bacabeira. O fruto produz um vinho grosso parecido com o o açai.
Curumim
Menino na linguagem dos índios, expressão adotada pelos brancos em alguns lugares.
Jurupary
O demônio da floresta tem os olhos de fogo, e quem o vê, de frente, não volta para contar a história.
Yara
É a mãe d'água. Habita os rios, encanta com a suavidade da voz, e leva pessoas para o castelo onde mora, no fundo do rio.
Pitiú
Cheiro forte de peixe, boto, cobra, jacaré e
outros animais.
Ilharga
Perto ou em volta de alguma coisa
Jacaré Açu
Jacaré grande.
Jacaré Tinga
Jacaré pequeno
Panema
Pessoa sem sorte, azarada. Rio em peixe.
Sumano
Simplificação da expressão"ei seu mano",que é usada por quem passa pelo meio do rio para saudar quem se encontra nas margens
Caruana
Espíritos do bem que habitam as águas e protegem as plantas os homens e os animais.
Inhaca
Cheiro forte de maresia, de axilas de homem, de peixe ou de mulher
Tucuju
Nação indígena que habitava a margem esquerda do rio Amazonas, no local onde hoje está localizada a cidade de Macapá.
Montaria
Identifica tanto o cavalo como a canoa pequena, de remo.
Porrudo
Grande, enorme, muito forte ou muito gordo
Boiúna.
Cobra grande, capaz de engolir uma canoa.(Lenda)
Massaranduba
Madeira de lei, pessoa grosseira, mal educada.
Acapu
Madeira preta, gente grossa mal educada.