A VOLTA DO PROJETO “MERCADO DEPOIS DAS SEIS”, NESTA SEXTA-FEIRA

Amantes da boa música, papo gostoso e gente interessante têm de volta a partir desta sexta-feira, 14 de março, o espaço cultural do Mercado Municipal de Macapá. Era lá, no encantador e histórico Mercado que ano passado, toda sexta-feira, músicos, poetas, funcionários públicos, estudantes, enfim, todo mundo se encontrava para um delicioso happy-hour com cerveja geladíssima, tira-gosto e música de qualidade.

Macapá estava carente de um ponto de referência cultural e a iniciativa de alguns produtores culturais se juntou com a vontade que já tinham alguns comerciantes do lugar de dar vida nova ao Mercado.Freqüentado há décadas por várias gerações de amapaenses, o Mercado havia se tornado uma construção antiga rodeado de pequenos comércios e ambulantes pouco visto com olhos de quem vê algo admirável, era apenas um mercado.

Depois de um grande abraço dado no prédio por tanta gente que tinha a preocupação e responsabilidade com a nossa história, tudo mudou. De simples mercado, passou a ser realmente visto como monumento histórico de valor, que conta história do início da cidade, que foi ponto de encontro de antigos boêmios e comércio muito requisitado, visto que na época não tinha supermercados, era o centro da cidade, onde comprava-se o alimento, cortava-se cabelo e de quebra se colocava a conversa em dia.

No ano passado, após a demonstração de amor dada com o abraço, o Mercado realmente ganhou ares novos, parece que só há pouco tempo todos passaram a ver que ao lado dele fica a Fortaleza de São José e logo adiante o Parque do Forte, sem contar a pequena distância que o separa do rio Amazonas. De dia pode-se comprar alimentos como peixe, carnes e verduras, ao entardecer de sexta-feira o papo é outro, música, poesia e muita gente bacana pra começar bem o fim de semana.

A reinício do projeto “Mercado Pra Lá das Seis” está marcado para esta sexta-feira. Todos os músicos que já deram uma palhinha lá estarão presentes, como Enrico Di Miceli, Naldo Maranhão, Osmar Júnior, Chico Terra, Beto Oscar, Elder Brandão, Lula Jerônimo, Joãozinho Gomes, Val Milhomem, Ana Martel, e muitos outros estarão fazendo a festa.

 


Mariléia Maciel