Sites se transformam em ferramentas de empreendedorismo no Amapá
Os sites têm conteúdo turístico e cultural com a finalidade de divulgar e estruturar uma cadeia de serviços turísticos

Assessoria de Comunicação do Sebrae
Fotos: Divulgação Site Arte Amapá www.turismo.arteamapa.com

Um site para divulgar e vender peças de artesanato com identidade amapaense produzidas por associações, cooperativas e trabalhos de grupo da comunidade. Foi com esse objetivo que a empresária Luciete Tavares criou, no início de 2008, o site Arte Amapá (www.arteamapa.com).

Luciete Tavares é paraense, trabalha com arte gráfica e criação de site, além de ensinar voluntariamente artesanato de fibras. “Como instrutora de artesanato decidi criar um canal para a divulgação e venda da produção artesanal e artística local” disse ela.

O site Arte Amapá, é uma mostra de produtos desenvolvidos pelos artesãos amapaenses para apoiar o desenvolvimento sustentável, através do comércio solidário, comercializando peças que evidenciam a arte e a história em produtos, com identidade amapaense e com grande influência da cultura local.

Turismo

Durante nove anos, Luciete Tavares residiu no município de Cananéia em São Paulo, onde realizava atividades em uma agência rodoviária especializada em turismo emissivo e receptivo.

Dessa experiência em São Paulo, ela trouxe uma gama de conhecimentos e aprendizados, e decidiu continuar investindo no setor turístico quando veio para o Amapá. “Ao chegar aqui, não tinha conhecimento sobre a estrutura de turismo e verifiquei que trazia todas as ferramentas à disposição, além de bastante material, para montar minha própria empresa de turismo e agregar valores” disse.

Com um site de artesanato já lançado no mercado, ela decidiu, então, estender o projeto e abraçar também a causa turística. Em fevereiro de 2008, lançou seu segundo site: o Turismo Arte Amapá (www.turismo.arteamapa.com).

“Este outro site serviu como complemento do anterior, pois observei que não bastava apenas comercializar artesanato sem mostrar a cultura, a beleza e os valores do estado onde ele é feito” disse Luciete. O Turismo Amapá disponibiliza ao público informações sobre o estado do Amapá, com o objetivo de contribuir também para o esclarecimento da estrutura turística local.

Para a empresária, as duas páginas são importantes ferramentas de divulgação de produtos e potenciais econômicos do estado, uma opção para quem navega na internet em busca de boas referências do turismo e da cultura, além de uma extensão do escritório de sua futura empresa. Recheado de informações históricas e ricamente composto de imagens cedidas por parceiros como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae/AP) e Secretaria do Estado de Turismo (Setur), o site ilustra um Amapá cheio de oportunidades de negócios.

No segundo semestre de 2008, os dois endereços se transformarão em um único portal com a intenção de se tornar um cadastro da cadeia de serviços do estado. “O próximo passo é buscar parcerias para agregar informações e diversos links para sites locais de artistas, artesãos, agências de turismo, hotéis, pousadas, restaurantes, instituições governamentais e outras empresas que queiram participar do projeto” concluiu.

O visitante pode acessar os sites pelos endereços www.arteamapa.com (Site de Artesanato) e www.turismo.arteamapa.com (Site de Turismo).