MULHER THILDE TEM DIREITO À SAÚDE

SESA Realiza Ação para Saúde Integral da Mulher Lésbica


A Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal Saúde de Macapá e o Grupo das Homossexuais Thildes do Amapá - Ghata lançam no dia 31/05/08, o Projeto “A Mulher Thilde tem direito à saúde” que tem como objetivo desenvolver ações de cunho preventivo e de assistência médica que possibilitem a promoção da equidade em saúde pública. De início será realizada uma ação conjunta voltada para saúde integral da mulher lésbica e bissexual de Macapá sendo oferecidos serviços de consulta médica, atendimento odontológico, exames, ciclos de palestras, vacinas e verificação de pressão arterial, peso e altura. A ação acontecerá na Unidade Básica de Saúde das Pedrinhas(em frente ao residencial San Marino) - Rua João Castro Sussuarana, 126, Jardim Equatorial, no horário de 08:00 às 14:00 horas (sábado).

Inicialmente a ação deve atingir cerca de 100 mulheres lésbicas, em que terão disponível os seguintes serviços:
Consulta na área de: ( Clínica Geral, Ginecologia, Obstetrícia)
Atendimento Odontológico (Restauração, profilaxia, aplicação de flúor e exodontia)
Aconselhamento pré-teste (HIV/AIDS)
Exames Laboratorias (Hemograma, EAS, Urina, Glicose, Colesterol, Triglicerídeos e Ácido Úrico)
Sorologia HIV e Hepatite B e C
Coleta de PCCU
Vacinas: Dupla Adulto(dT) - Difteria e Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola.
Ciclos de Palestras
Serviço de Referência
Ultrassonografia (abdominal, transvaginal e mama)

Conforme a Coordenadoria Regional de Saúde da SESA que vem desenvolvendo e organizando o Projeto, através dessa ação pretende-se facilitar o acesso das lésbicas aos serviços de saúde, bem como garantir o acolhimento humanizado as thildes, fortalecendo assim os princípios do SUS focado na integralidade e promoção da igualdade de direitos da mulher.
Para o Ghata, a iniciativa da Secretaria de Saúde do Amapá é algo inédito no Brasil, uma vez que as thildes vem lutando para que sejam efetivadas políticas públicas especificas para elas. Portanto, uma política pública em que incorpora um enfoque de gênero, amplia as ações para grupos historicamente alijados das políticas públicas apontando para os avanços no sentido de alcançar a Integralidade e a Promoção da Saúde.

Mais Informações
Coordenadoria Regional de Saúde/SESA (Gracinete 3212-6114 ou 9124-6981)
E-mail: [email protected]/ [email protected]úde.ap.gov.br
Gerência de Atenção Básica (Rosana 8112-3008 e 3212-6204)
Grupo das Homossexuais Thildes do Amapá - GHATA (Ivana 9974-2502 ou Fátima 9972-6212)
E-mail:[email protected]


Fruto de uma parceria entre o GHATA, a Secretaria de Estado de Saúde do Amapá e a SEMSA, realizará, no dia 31/05/08, a primeira ação conjunta voltada para saúde integral da mulher lésbica e bissexual de Macapá. Serão oferecidos serviços de consulta médica, atendimento odontológico, exames, ciclos de palestras, vacinas e verificação de Peso e altura. A ação acontecerá na unidade básica de saúde das Pedrinhas(em frente ao residencial San Marino) - Rua João Castro Sussuarana, 126, Jardim Equatorial, no horário de 08:00 às 14:00 horas (sábado). A ação em si, faz parte do Projeto “Saúde para Mulheres que amam Mulheres” e tem como objetivo promover a saúde integral da mulher lésbica(thilde) e bissexual, dando ênfase à saúde sexual e reprodutiva, contemplando todos os ciclos pertinentes ao gênero em questão. Com essa ação, esperamos , reforçar a efetivação de políticas e facilitar o acesso das lésbicas aos serviços de saúde, bem como garantir o acolhimento humanizado as thildes, fortalecendo assim os princípios do SUS focado na integralidade e promoção da igualdade de direitos da mulher. A população feminina lésbica está convidada a comparecer e utilizar dos serviços acima oferecidos ou entrar em contato através de Mais Informações:

Coordenadoria Regional de Saúde/SESA (Gracinete 3212-6114 ou 9124-6981)
Gerência de Atenção Básica (Rosana 8112-3008 e 3212-6204)
Grupo das Homossexuais Thildes do Amapá - GHATA (Ivana 9974-2502 ou Fátima 9972-6212)
E-mail:[email protected]