Bancos mudam horário em dia de jogo da Seleção

Você pode até não gostar de futebol, ou ser indiferente à campanha da Seleção Brasileira em busca do hexa. Mas não pense que ficará imune à Copa do Mundo 2010, que começa em 11 de junho na África do Sul. Nos horários dos jogos do Brasil, de pouco adiantará sair de casa para resolver questões de ordem comercial e financeira. O país deve parar pelo menos por duas horas em 15, 20 e 25 de junho, datas dos confrontos da Canarinho na primeira fase da Copa.

Os bancos foram as primeiras instituições a confirmar que vão mudar o atendimento nos horários dos jogos de 15 e 25 de junho, terça e sexta-feira, respectivamente. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que os bancos vão abrir e fechar mais cedo no primeiro compromisso dos brasileiros na primeira fase (ver quadro), que será às 15h30 de Brasília, e ter um intervalo para o terceiro, marcado para as 11h. O segundo acontece em um domingo.

Para as fases seguintes, caso os comandados de Dunga conquistem a classificação, os horários de funcionamento dos bancos repetirão o esquema dos primeiros jogos, de acordo com o horário (11h ou 15h30). A Febraban também divulgou que os bancos deverão afixar avisos em suas agências sobre o horário de atendimento durante os jogos com pelo menos 48 horas de antecedência.

Além dos bancos, os pernambucanos precisarão ficar atentos aos horários do comércio, que deverão ser alterados para que todos possam ver a Copa do Mundo. O Tacaruna foi o primeiro shopping a confirmar mudança de horário para a participação da competição. No dia do primeiro jogo, o horário será normal, fechando meia hora antes e reabrindo meia hora depois. No segundo, a abertura será às 12h e o fechamento às 21h, também fechando e reabrindo meia hora antes e depois. Na última partida, a abertura será apenas às 13h30, e o fechamento, normal, às 22h.

O governo do estado, por sua vez, confirmou que será declarado ponto facultativo no primeiro confronto do Brasil na Copa do Mundo, 15 de junho, em nota publicada hoje no Diário Oficial do Estado. Neste caso, caberáa seus órgãos e repartições decidirem se abrirão nesse dia. Apenas serviços essenciais, como hospitais e segurança, serão obrigatórios. Para o terceiro jogo, que também acontece em um dia útil, o governo ainda irá definir se também será declarado ponto facultativo.

Em relação à Copa do Mundo de 2014, que será organizada no Brasil, a Presidência da República anunciou ontem a aprovação de um decreto e dois projetos de lei que darão à Fifa, entidade máxima do futebol mundial, e a todos seus parceiros na realização do evento, a isenção de impostos sobre os produtos e serviços oferecidos no país.

A isenção fiscal, de acordo com a Presidência, é uma exigência da Fifa a todos os países que organizam a Copa do Mundo. As medidas também oferecem benefícios fiscais às empresas que construirão e reformarão os estádios utilizados na competição. Segundo os cálculos do governo, o total da isenção será de aproximadamente R$ 900 milhões, enquanto o país espera arrecadar cerca de R$ 10 bilhões sobre outros produtos relacionados à Copa.

Horário de atendimento dos bancos durante os jogos do Brasil na primeira fase da Copa

Jogo Horário do jogo* Horário de funcionamento*

Brasil x Coreia do Norte 15h30
15/06 (terça-feira)

Brasil x Costa do Marfim 15h30 Não há expediente bancário
20/06 (domingo)

Brasil x Portugal 11h das 13h30 às 15h30.
25/06 (sexta-feira)