Feirantes de Santana recebem capacitação em Higiene, Manipulação de Alimentos e Relações Humanas

A capacitação faz parte da programação para a inauguração do novo mercado municipal e feira de verduras do município

Fernanda Picanço
Fotos: Fernanda Picanço

Em virtude da inauguração do novo Mercado Municipal e Feira de Verduras do município de Santana, a Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Pesca - Semap, em parceria com o Sebrae no Amapá, iniciou nesta segunda-feira (11/06), o curso de Higiene e Manipulação de Alimentos, que visa capacitar e orientar feirantes que manuseiam camarão, peixe e suíno.

As capacitações acontecerão em quatro turmas. A primeira está em treinamento no Centro Comunitário, no período de 11 a 16 de junho, na Avenida Sete de Setembro, no bairro Jardim Paraíso, das 14h às 18h, com carga horária de 20h/aulas. A segunda turma, com o curso de Relações Humanas, acontece simultaneamente, no período de 25 a 30 de junho, no Centro Comunitário, e no Sebrae Santana, das 14h às 18h. Já a terceira turma de Higiene e Manipulação de Alimentos com Frutas e Verduras, está programada para o período de 02 a 06 de julho, no Centro Comunitário, das 14 às 18h.

A instrutora do Sebrae, Kátia Maria Morales, enfatiza que “é importante que o aluno saiba que existem em alguns alimentos bactérias que fazem mal ao nosso organismo, chamadas patogênicas. Elas são muito encontradas em suínos. Esse tipo de alimento precisa de um determinado cuidado e necessita ser muito bem preparado, mas também existem as não patogênicas que não causam mal algum, como as contidas no leite, queijo, fermento, entre outras”, explica.

Segundo a gestora de Educação do Sebrae no Amapá, Vera Matos, “esse treinamento vem beneficiar os próprios feirantes, pois nosso objetivo é orientá-los no manuseio dos alimentos e, principalmente, dar a eles novas técnicas de como atrair clientes e vender um produto de qualidade. Em decorrência das capacitações no dia 6 de julho, o treinamento encerrará com palestra show, tendo como tema Técnicas de Vendas e Atendimento ao Cliente”, afirma a gestora.

“Cada participante receberá após o treinamento kit higiene, contendo bota, jaleco, kap em brim, luva, máscara e avental. A inauguração do Mercado Municipal e Feiras de Verduras será no dia 10 de julho”, conclui Vera Matos.