“O PSB se preocupa com os pequenos proprietários de terras no Amapá”, diz deputado Camilo Capiberibe

Foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (18), na Assembléia Legislativa, Projeto de Lei nº. 0055/2007-AL, de autoria do deputado governista Eider Pena (PDT), que autoriza o Poder Executivo estadual a receber da União, por intermédio do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá, as terras pertencentes ao ex-Território Federal do Amapá atualmente em posse
da União.
O socialista Camilo Capiberibe, do bloco de oposição ao Governo do PDT, apesar de ter votado favorável à proposição de Eider Pena, afirmou que a preocupação do Partido Socialista Brasileiro é com o favorecimento dos grandes proprietários de terra no estado. "Há anos que se vem lutando pela transferência das terras da União para que sejam gerenciadas não somente pelo governo, mas pelo povo do Amapá. O PSB tem a preocupação de não haver concentração de terras, ou então a expulsão dos ribeirinhos que não têm registros".

O deputado defendeu ainda a adoção de "critérios claros para proteger o direito dos pequenos, pois os grandes têm como pagar advogados e possuem relações políticas que os favorecem". Além disso, Capiberibe sugeriu que se faça uma discussão sobre a gestão das terras que serão devolvidas ao estado do Amapá pela União.

Raul Mareco