Associação Junior Achievement do Amapá promove a
VIII Formatura do Programa Miniempresa

Na próxima quinta-feira, 21 de junho, às 19h00, acontece no salão de eventos do SESC Araxá, a VIII Formatura do Programa Miniempresa da Associação Junior Achievement do Amapá. Na ocasião estarão formando 150 alunos do 2º ano do ensino médio, de cinco escolas públicas de Macapá que criaram e administraram seus empreendimentos. Os empreendimentos são: Miniempresa Grafit´s, criadora do produto bonés grafitados, do Colégio Amapaense; Miniempresa Bellapé, com sandálias decoradas, do Tiradentes; Miniempresa Aroma do Norte, com velas aromatizadas, da Escola Alexandre Vaz Tavares; Miniempresa Chocotello Branco, criador dos bombons de chocolate, da escola Castelo Branco; e a Miniempresa Sandálias Azevedianas, do Azevedo Costa.

O Programa proporciona aos jovens uma experiência prática em negócios, por meio da organização e da operação de uma empresa. Os alunos compreendem, na prática, as complexidades e as vantagens do sistema econômico e do mercado. Neste Programa, os estudantes aprendem sobre finanças, recursos humanos, produção e marketing.

“A cerimônia de formatura é sempre um momento de celebração e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por alunos, voluntários e escolas durante o semestre. Na programação, alunos e voluntários serão premiados com troféus de cristais pelo desempenho destaque durante o Programa, além de receberem os certificados de participação”, informa Mônica Sousa, gerente executiva da Junior Achievement Amapá.

O Programa ocorre a cada semestre, num período de três meses e meio, no contra turno do aluno. Os encontros são realizados uma vez por semana, com duração de 3h30. Todos os programas da Junior Achievement são ministrados por voluntários que vão para a sala de aula repassar suas experiências profissionais e pessoais. São pessoas capacitadas que vivenciam o mundo dos negócios e disponibilizam um tempo de seu dia na disseminação da cultura empreendedora.

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação econômica, prática e de negócios, presente em mais de 100 países, beneficiando em média sete milhões de jovens ao ano. Criada nos Estados Unidos, em 1919, por Horace Moses e Theodore Vail, presidentes das empresas Strathmore Paper Company e American Telephone & Telegraph (AT&T), respectivamente, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada.

Associação Junior Achievement do Amapá foi fundada no Amapá em 4 de agosto de 2003 por um grupo de 19 empresários locais, com o apoio do Sebrae/AP. “Essa Associação é a oportunidade que os empresários precisavam para reproduzir seus conhecimentos e experiências de negócios junto aos alunos do ensino fundamental ao ensino médio, com vistas a estimular o espírito empreendedor nessa geração que está se formando. Com o desenvolvimento desses jovens, promove-se a integração entre instituição de ensino e a livre iniciativa, como meio de melhorar sua qualidade de vida. Os alunos, além de conhecerem a teoria do mundo empresarial, são levados a exercícios reais de abertura e administração de empresas, desmistificando princípios e conduzindo a um aprendizado verdadeiro e prático”, explica Mônica Sousa.

A organização desenvolve seu trabalho em uma sala nas dependências do Sebrae Amapá, com total apoio da instituição, que é o seu principal mantenedor. O presidente-fundador é o empresário Jaime Domingues Nunes.

Hoje, conta com a parceria de 29 empresas mantenedoras: DOMESTILAR, NUTRIAMA, SOFRIO, SEBRAE, CDL, VIVO, GRUPO FORTALEZA, SUPERMERCADOS SANTA LÚCIA, BETRAL, MOSELLI, AMAFLAM, ARMAZÉM BRASIL, MPBA, AD JUNIOR, CENTER KENNEDY, ALTAIR PEREIRA IMÓVEL, TROPICAL CENTER, MONTE CASA E CONSTRUÇÃO, PALÁCIO DOS ESPORTES, ACIA, FECOMÉRCIO, O BOTICÁRIO, FAMAP, SEAMA E ETECON.

Empresas Apoiadoras: O TROCO, ALTV, STILL FOTO STUDIO E LÊ ROYALLE.

Estarão presentes no evento os alunos formandos e seus familiares, diretores das escolas participantes, voluntários, mantenedores e apoiadores da Junior Achievement do Amapá.