Tocha pan-americana chega a Macapá nesta quinta-feira

Na capital do Amapá, Ministério do Turismo contribui para construção do aeroporto, que triplicará capacidade de atendimento

Nesta quinta-feira (dia 21), a tocha dos Jogos Pan-americanos chega a Macapá. A chama do Pan 2007, que será disputado em julho e em agosto no Rio de Janeiro, percorre todo o país, visitando os principais destinos turísticos e cidades com potencial a ser explorado.

Além da localização, situado no extremo norte do Brasil e da Amazônia, fazendo limites com a Guiana Francesa e o Suriname, o Amapá apresenta outras qualidades para atrair visitantes. É um dos estados que possui sua área verde mais preservada, tendo sido desmatada menos de 1% de seus 143 mil quilômetros de florestas. O Amapá é cercado por imensos lagos navegáveis, mangues e rios. Por tudo isso, o fluxo de turistas no Estado vem crescendo a cada ano.

Para atender a esta nova demanda de visitantes, o Ministério do Turismo contribui com recursos financeiros para a construção do novo aeroporto de Macapá. O convênio, assinado no ano passado entre o MTur e a Infraero, prevê um investimento de R$ 50,9 milhões para a construção do novo terminal de passageiros, ampliação do pátio de aeronaves, implantação de sistema viário e construção de edificações.

O novo aeroporto terá 17 mil metros quadrados e capacidade para atender a 700 mil passageiros por ano. O atual aeroporto possui apenas 2,9 mil metros quadrados e atende 170 mil pessoas. As obras estão previstas para serem concluídas em novembro deste ano.