Projovem
Inscrições podem ser efetuadas até o dia 27 de julho


As inscrições do Programa Nacional de Inclusão aos Jovens (Projovem), podem ser efetuadas até o dia 27 de julho em Macapá. As vagas são destinadas principalmente aos estudantes que abandonaram em 2006, mas também para os interessados em concorrer a uma bolsa pela primeira vez.

Segundo o secretário municipal de Educação, Carlos Pimentel, dos 1.552 inscritos no ano passado, somente 500 concluíram o curso. Um dos principais fatores que levaram os estudantes a abandonarem o programa foi o excessivo número de faltas, o que provocou a eliminação (é necessário pelo menos 75% de presença).

Outro motivo foi o emprego formal adquirido logo depois de terem ingressado no Projovem, além de saldos negativos em bancos. Isto é, no momento em que o pagamento caia na conta era retirado para cobrir o saldo devedor. Já alguns alunos conseguiram empregos com salários superiores aos valores repassados pelo programa.

De acordo com Pimentel, houve evasão de pelos menos 70%. "Por isso reunimos com a coordenação estadual e pedimos um prazo maior para que as inscrições sejam efetuadas", disse. Este ano foi disponibilizado 1.200 vagas.

Parceria com o Bolsa Família
Para facilitar o acesso as inscrições de pessoas comprovadamente carentes, o Departamento de Assistência ao Estudante, por meio da Divisão de Bolsas da Secretaria de Educação, responsável pelo Bolsa Família em Macapá, firmou parceria com o Projovem. A intenção é proporcionar as pessoas que fazem parte de uma família beneficiária e que esta dentro do perfil do Projovem, o ingresso sem que perca o Bolsa Família.

Requisitos para inscrição
- Ter de 18 a 24 anos;
- Residir em Macapá;
- Ter concluído a 4ª série, mas não ter terminado o ensino fundamental;

Vantagens do Projovem
- Garantir de término do ensino fundamental;
- Livros didáticos e merenda escolar;
- Vale transporte para ocupação profissional;
- Bolsa de R$ 100 mensais;
- Qualificação profissional em: madeira e móveis, informática, gestão pública e turismo.

Serviço
Os estudantes interessados devem procurar o escritório do Projovem que fica localizado na Avenida Odilardo Silva, 1052, entre Procópio Rola e avenida Fab, no bairro Central, ou obter mais informações pelo fone: 0800-722-777, disponível das 7 às 23 horas. A ligação é gratuita.

Ângelo Fernandes