Hotéis e Agências de viagens solucionam problemas dos setores em conjunto

São dificuldades que estão sendo superadas pela proposta do Sebrae com a formação de Núcleos Setoriais. Um tipo de agrupamento empresarial do mesmo segmento, com problemas comuns que são orientados por meio de consultores.

Denyse Quintas
Fotos: Denyse Quintas

O núcleo setorial é composto por empresários que participam do mesmo segmento com problemas e oportunidades comuns orientado por consultores. A finalidade é promover a competitividades das empresas, por meio da quebra do isolamento permitindo comparações e possibilitando um processo de permanente aprendizagem.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo (UAC), Nilda Oliveira, a proposta do núcleo setorial de hospedagem é reunir permanentemente para discutir os problemas e soluções que estão enfrentando. “O primeiro encontro aconteceu na última terça-feira (19/06) quando mapearam os obstáculos do setor e discutiram as soluções para as empresas com vistas a geração de resultado imediato para o grupo e trabalhar com ações a curto e médio prazo”, disse.

De acordo com a gerente Nilda, os Núcleos dos Setores Hotelaria e de Agências de Viagens já estão formados, mas estão abertos a novos participantes. As empresas e empreendedores desses segmentos que têm interesse em fazer parte desses grupos poderão procurar o Sebrae, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

A cada 15 dias, o núcleo setorial estará se reunindo com a finalidade de fazer avaliação dos problemas e o cumprimento das ações que foram estabelecidas. Essas ações podem ser de responsabilidade do empresário, da associação, ou até uma articulação de consultoria comum. Exemplo, capacitação para camareiras de todos os hotéis.

Conforme afirmação da gerente do Sebrae, a instituição já disponibilizou um técnico para acompanhar as reuniões verificando as dificuldades e para estar auxiliando, se trata de uma prática comum no trabalho de Núcleo Setorial. “O ponto positivo e de motivação nesse caso é o resultado que está sendo imediato, a exemplo o núcleo de hotéis que estava com problemas de comunicação com os clientes por não possuírem site. Em julho acontece o lançamento do site da ABIH que hospedará todas as empresas que congregam o núcleo; outra solução, será a divulgação das empresas hoteleiras que será providenciada num portifólio dos hotéis”, concluiu a gerente do Sebrae, Nilda Oliveira, esclarecendo que o núcleo fortalece o setor e faz com que o empreendedor confronte os problemas existentes com outros colegas que geralmente passam pela mesma dificuldade.