Ministro diz que situação
da saúde no Amapá é “muito grave”

Brasília, 26/06/2007 - “O relato que a senhora faz é grave, muito grave”. A afirmação é do ministro da saúde José Gomes Temporão à deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP). A socialista entregou ao ministro um cronograma relatando os fatos mais graves ocorridos no setor. O ministro disse que tratará o assunto com muita atenção e acionará o Departamento Nacional de Auditoria do SUS - DENASUS - para confirmar o quadro levado ao Governo Federal pela deputada Janete Capiberibe.

A deputada Janete Capiberibe pediu ação urgente do Ministério da Saúde para garantir a integridade das pessoas que precisam da saúde pública. Surpreso, o ministro Temporão afirmou que não sabia que a situação era tão crítica.

“O governador e o prefeito de Macapá devem ter mostrado um cenário que não existe, omitindo a situação que já provocou muitas mortes. Por isso não quiseram minha presença na reunião da semana passada. Eu quero que vá recursos para o estado, por que a população precisa, mas quero que o Ministério fiscalize de perto os investimentos”, afirma a deputada Janete. A parlamentar afirmou que continuará cobrando ações do Governo Federal para melhorar o atendimento da saúde pública à população do estado.

Na audiência que tratou da saúde pública do Amapá, a deputada Janete Capiberibe relatou ao ministro Temporão as duas operações da Polícia Federal, a queima de medicamentos, as compras superfaturadas sem licitação (80% das compras da Secretaria de Estado da Saúde ocorreram desta forma), o sucateamento da infraestrutura hospitalar, a morte de 12 crianças num período de 15 dias em julho passado, a nefrologia inoperante, a falta de profissionais e remédios, a epidemia de dengue com cerca de 90 mil casos, inclusive com morte por dengue hemorrágica, e o pregão recente no qual as únicas empresas inscritas são as mesmas indiciadas pela Operação Antídoto, da Polícia Federal.


A deputada Janete Capiberibe relata ao ministro
Temporão a falência da saúde pública do Amapá.


Sizan Luis Esberci