Caixa Aqui chega aos municípios

Brasília, 27 de junho de 2007 - O deputado federal Davi Alcolumbre (Democratas/AP) encaminhou ao Ministério da Fazenda sugestão para que o serviço “Caixa Aqui” - instalação de terminais bancários - seja implementado em seis municípios no estado do Amapá (Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Oiapoque, Laranjal do Jari e Santana). A medida é uma reivindicação antiga da população, que não participa do sistema bancário por falta de instalações.

Ainda esse ano, o deputado conseguiu junto à CEF a aprovação para instalar o “Caixa Aqui” no Distrito de Fazendinha. “Esperamos que até outubro o serviço esteja disponível”, disse Alcolumbre. A previsão é que com a medida cerca de 400 famílias inscritas no Bolsa Família sejam beneficiadas. “Não será mais preciso se deslocar até Santana ou Macapá”, comentou o deputado.

O projeto “Caixa Aqui” consiste em transformar estabelecimentos comerciais de grande fluxo de pessoas como padarias, mercados e farmácias em correspondentes bancários onde a população poderá obter benefícios como o Bolsa-Escola e o Bolsa-Alimentação do Governo Federal, as aposentadorias do INSS, PIS e ainda efetuar o pagamento de contas, como água, luz e telefone.

A implantação do “Caixa Aqui” segue a linha de atuação do deputado Davi Alcolumbre que no final do ano passado viabilizou a instalação de um caixa eletrônico do Banco do Brasil, também em Fazendinha.


Vanessa Simas Figueiredo