DIOCESE E INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS PLANEJAM A CORRIDA DO CÍRIO

Faltando quatro meses para o Círio de Nazaré, a Diocese de Macapá intensifica os preparativos para a grande festa que ocorre no segundo domingo de outubro. O tema escolhido para 2007 é "Com Maria, Missionários Neste Chão", em sintonia com a Conferência dos Bispos da América Latina e com a Campanha da Fraternidade sobre a Amazônia - Vida e Missão Neste Chão, realizadas recentemente.

Uma das novas propostas para a programação deste ano é a Corrida do Círio, com o objetivo de integrar a comunidade e instituições esportivas durante as homenagens à Maria de Nazaré, a exemplo do que acontece em outras cidades. A sugestão foi apresentada por Dom Pedro Conti, bispo de Macapá, e assumida pela coordenação local, que já conversou com algumas entidades envolvidas com o atletismo.

A primeira reunião para tratar da Corrida do Círio está marcada para o dia 29 de junho, às 10h, na Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer, nas dependências do estádio Glicério Marques, com as presenças do bispo de Macapá, secretários da Prefeitura e do Estado, presidentes de organizações esportivas e membros da comissão da festa religiosa. Segundo Dom Pedro, a Diocese e a equipe do Círio quer passar a proposta para que as instituições que trabalham com o esporte possam assumir o projeto e torná-la tradição, assim como a festa do Círio de Nossa Senhora. Para os esportistas que já aprovaram a idéia da corrida, esporte é vida, é saúde e promove a paz entre as pessoas, no meio da juventude, especialmente em ano de Pan-americano.

(Oscar Filho - Pastoral da Comunicação)