Polícia Militar faz caminhada pela cidade contra uso de drogas

O objetivo do evento é chamar a atenção de jovens sobre o perigo do uso de drogas


Para marcar o Dia Internacional de Combate às Drogas em Macapá, a Polícia Militar do Amapá organiza uma caminhada no sábado, 30, com saída às 9h da Praça Veiga Cabral. Segundo o comandante geral da PM, coronel Gastão Valente Calandrini de Azevedo, a caminhada tem o objetivo de conscientizar a juventude e a população em geral sobre os malefícios provocados pelo uso indevido de drogas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) intitula “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc., desde um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça até mesmo uma inflamação, é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou a qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro e o álcool.

As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sangüínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar-se calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção dentre outros.

Secom / DCN

[email protected]