GEA investe no aparelhamento de polícias

Conselhos Comunitários de Segurança Pública também receberam investimentos do governo

O Governo do Amapá investe no aparelhamento do setor de Defesa Social para melhorar o desempenho operacional das polícias. Nesta quarta-feira, 11, o governador Waldez Góes entregou 44 viaturas, sendo 22 para a Polícia Militar, 13 para o Corpo de Bombeiros, seis para a Polícia Civil, uma para a Polícia Técnico-Científica, uma para o Instituto de Administração Penitenciária e uma para a Secretaria de Segurança Pública.

As novas viaturas são fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Estas viaturas vão permitir um melhor desempenho de todo o setor de segurança pública, particularmente da Polícia Militar que recebe hoje o maior número de viaturas”, diz Aldo Alves Ferreira, secretário especial de Desenvolvimento da Defesa Social.

Durante seu discurso o governador ratificou o compromisso do Governo Federal com a questão da segurança em todo o país. No início desta semana o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Segurança Pública que prevê investimentos de R$ 3,5 bilhões até 2010 em ações para o setor.

“A parceria com o Governo Federal tem proporcionado ao Estado investir em obras, equipamentos, tecnologia”, avalia Waldez lembrando que o Estado se prepara para realizar mais um concurso público para os quadros da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Em quatro anos a PM recebeu investimentos de cerca de R$ 20 milhões. Desde o primeiro mandato, o governador Waldez Góes prioriza o aparelhamento da Polícia Militar. Foram investimentos em contratação de pessoal, qualificação profissional, compra de armas, viaturas e equipamentos.

Dentre os investimentos feitos na Polícia Militar nos últimos quatro anos está a criação do Pelotão Fluvial, que atua nas cidades de Macapá, Santana e Mazagão, implantação do Grupo Tático Aéreo Transportado (GTA), construção de 10 Quartéis da PM, um Centro de Saúde, implantação de 32 Conselhos Comunitários de Segurança Pública.

A implantação do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) também é outro investimento do Governo do Estado no setor de segurança pública.

KITS
Waldez Góes também repassou a Federação Amapaense dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública 36 kits contendo um microcomputador, uma impressora, um rack, uma mesa para escritório, uma mesa e três cadeiras para escritório, um armário e um nobreak.

“Estes kits vão resolver o problema funcional e administrativo dos conselhos comunitários. Hoje para fazer um documento ou projeto todos os conselhos recorrem a infra-estrutura da Federação”, diz José do Espírito Santo, presidente da Federação Amapaense dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública.

O repasse dos kits reforça a parceria entre o Governo do Estado e os 32 Conselhos em funcionamento em todo o Amapá. Espírito Santo lembra que todas as entidades que compõem os Conselhos (associações de bairros, clubes de mães, solteiros e casados, igrejas) vão poder utilizar os computadores.

Márcia Serrano