Fátima Pelaes discute política cultural para o município

Colher sugestões do setor para seu programa de governo. Esse foi o principal objetivo da reunião que a candidata à Prefeitura de Macapá, Fátima Pelaes, da coligação "Coragem pra Mudar" (PMDB/PCdoB/PTN), teve com os representantes do segmento cultural do município.

O encontro foi mais uma etapa do projeto "Ouvir Você", desenvolvido pela coligação que tem com o objetivo colher as sugestões da população macapaense para a formatação de um programa de governo próximo dos anseios da comunidade.

Durante o encontro, os produtores culturais que já desenvolvem projetos artísticos, sociais e recreativos, solicitaram à candidata a inclusão em suas metas administrativas, de uma ampla ação de governo voltada à valorização das atividades da classe na capital direcionada ao acesso, por parte da população, aos bens culturais do município.

O coletivo de artista solicitou ainda a democratização dos repasses dos recursos aos grupos artísticos e também o estímulo à criação de mercado de consumo de bens e serviços, com a criação de um teatro municipal, salas de exposições e outros espaços culturais.

Sensível a todas as reivindicações, Fátima Pelaes afirmou que a cultura na sua gestão estará ao alcance de todos e a democracia cultural será a marca de sua administração. "Pretendemos criar as possibilidades para que a população de Macapá possa participar de forma mais ativa da vida cultural de sua cidade", disse.

Isso tudo se dará por meio de estratégias simples que promovam atividades culturais onde o público seja participante ativo, atuando pólo dinamizador da cultura local. Fátima Pelaes adiantou que sua experiência em Brasília como deputada federal facilitará em sua gestão, o acesso as recursos federais disponíveis em ministérios como o da Cultura e de instituições como a Funarte (Fundação Nacional da Arte).

Shyley Oliveira