Zona eleitoral de Calçoene cria programa de rádio para esclarecer dúvidas de eleitores

Dione Amaral

A 3ª zona eleitoral de Calçoene usou o meio de comunicação mais abrangente na região Norte para se comunicar com os eleitores: o rádio. O chefe de cartório, Flávyo Henrique Costa Santos, apoiado pelo juiz eleitoral Eduardo Navarro, deu início na quarta-feira, 16, ao programa “Eleitor Consciente” na Rádio Calçoene. No programa de estréia o tema debatido foi propaganda eleitoral.

O programa é de caráter instrutivo/normativo com instruções sobre condutas permitidas ou vedadas. “A população será informada no programa sobre as ações da Justiça Eleitoral, especialmente do TRE-AP e da 3ª zona”, disse Flávyo Henrique.

O “Eleitor consciente” é dividido em três blocos. O primeiro informativo sobre as ações da Justiça Eleitoral e as decisões e publicações do TRE e TSE. O segundo bloco traz observações sobre temas como a importância do voto, soberania popular, propaganda eleitoral, contas partidárias, fiscalização por parte da justiça eleitoral e outros. O último é o quadro “Pergunte ao juiz” com a participação de ouvintes. “Será um momento especial em que cidadãos irão encaminhar perguntas que serão transcritas e repassadas ao juiz Eduardo Navarro”, comenta Flávyo Henrique.

O programa está previsto para ir ao ar até setembro. “A repercussão que tivemos foi muito boa. Várias pessoas da comunidade comentaram, algumas até vieram ao Cartório expor dúvidas que responderemos no programa. As mais freqüentes são sobre propaganda, o que é permitido e o que é vedado, ou conceito de bem de uso comum, por exemplo”, finaliza Flávyo.

No decorrer do programa, serão fornecidas orientações gerais sobre o pleito municipal, além da discussão de temas como cidadania, soberania popular, voto direto, secreto, universal e periódico. O programa acontecerá sempre as quartas das 7h às 7h30.