Pescap entrega fábrica de camarão à comunidade

Fábrica de Igarapé da Fortaleza foi reformada, ganhando nova estrutura e filtro para tratamento de água

A Agência de Pesca do Amapá inaugura, no sábado, 21, às 8 horas, a fábrica de beneficiamento de camarão do Igarapé da Fortaleza. A reforma, adaptação e ampliação foram realizadas dentro do programa Pesca Artesanal do Governo do Estado e o valor investido foi de R$ 300 mil reais.

Na reforma foi instalado um filtro industrial de ferro e manganês com capacidade para 3 mil litros/hora de filtragem que terá condição de dar maior qualidade na água usada para o processamento. A fábrica produzirá duas toneladas de camarão por dia e tem a capacidade de armazenamento de até oito toneladas.

A nova estrutura irá atender diretamente a Colônia de Pescadores de Camarão do Igarapé da Fortaleza e as colônias de pescadores de Macapá e Santana onde também terão seus produtos beneficiados.

O trabalho consiste na produção de camarão inteiro com casca, calda com e sem casca, pré-cozido sem casca, desidratado com e sem casca; lavados, classificados por tamanho, congelados e embalados para comercialização.

A fábrica será administrada pela cooperativa de pescadores do Igarapé da Fortaleza. Os cooperados, em número de 60, receberão treinamentos através de curso para manuseio do produto. O treinamento terá a duração de 40 horas/aula, e será ministrado por técnicos da Pescap com o apoio do Sebrae. Duzentas pessoas trabalharão em dois turnos na produção do camarão..

O camarão beneficiado irá atender primeiramente o mercado interno (supermercados, bares restaurantes entre outros). Depois a fábrica irá atingir o mercado externo; isso vai ocorrer após passar por certificação da qualidade do produto.

Valdecir Bitencourt,