Sema trabalha na criação de duas unidades de municipais de conservação

Serra do Navio e Pedra Branca do Amaparí serão comtemplados com Unidades de Conservação Municipal que terão investimento do Governo do Estado

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, vai implantar as primeiras Unidades de Conservação Municipais nas localidade de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.

A criação das unidades é uma solicitação das prefeituras dos dois municípios, e terá investimento do Governo do Amapá através do repasse de compensação ambiental - acordo firmado entre Mineradora Pedra Branca do Amaparí e Governo Estadual.

O projeto proposto pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto de Pesquisa Científicas do Amapá (Iepa), e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), irá viabilizar a implantação das referidas Unidades.

Biólogos, Engenheiros Florestais, Técnicos em Geo-processamento e Analistas Ambientais farão os primeiros levantamentos dos estudos de campo, que vai acontecer no período de 23 a 27 deste mês. As unidades têm como objetivos principais: realizar pesquisas que viabilizem a criação de UC’s, organizar estudos técnicos (avaliação ecológica rápida) para definir localização, dimensão e limites mais adequados, realizar audiências públicas nos Municípios, capacitar técnicos, motivar os gestores municipais e segmentos organizados a participar do processo de gestão.

Valdecir Bitencourt,