Kayapós vão comercializar
produtos com a Conab


Os índios Kayapós da região sul do Pará e do norte do Mato Grosso passarão a comercializar os excedentes de sua produção com a Conab. Durante esta semana, técnicos da regional paraense da estatal estão ensinando indígenas de 12 aldeias a preparem projetos para o Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar (PAA). As oficinas, ministradas no município de Tucumã/PA, começaram na terça-feira e terminam hoje (24).

As oficinas com os Kayapós são resultados de uma parceria entre Conab, Funai, Ibama e membros da comunidade indígena da aldeia Molkarako. Entre as atividades definidas na parceria, também está prevista a aplicação de recursos do Ibama em moradia e preservação e reflorestamento de áreas de preservação ambiental.

Entre os produtos a serem oferecidos pelos Kayapós à estatal estão a castanha-do-pará, açaí, tucumã e o pescado. Os alimentos produzidos pelos indígenas serão destinados à alimentação escolar e a entidades que atendem populações em situação de insegurança alimentar.

A gerente de operações da regional da Conab no Pará, Karina Melo, explica que a parceria entre a Companhia e os indígenas vai ajudar a valorizar as atividades agroextrativistas da região e permitir que os Kayapós ampliem sua produção agrícola. “Esta é uma iniciativa importante para conseguirmos incluir o excedente da produção indígena nas cadeias produtivas locais”.

Mais informações: (91) 3224-2374

José Americo Viana (superintendente) ou Stefano Danin (estagiário)

www.conab.gov.br