Os cooperados da Coopercaf constroem Plano de ação com orientação do Sebrae

A capacitação aconteceu no Sebrae Santana

Fernanda Picanço

Os cooperados da Coopercaf da Comunidade do Igarapé da Fortaleza estiveram presentes, nesta sexta-feira 27, no Sebrae Santana, para participar do Workshop realizado pelo Projeto Pesca Artesanal.

O objetivo do encontro foi voltado para a construção do termo de gestão compartilhada que será assinado entre a Agência de Pesca do Amapá (Pescap), Sebrae e a Cooperativa dos Pescadores Extrativistas Vegetais e Animais do Igarapé da Fortaleza (Coopercaf), para dar início às atividades de gestão da Fábrica de Beneficiamento de Camarão, localizada na comunidade do Igarapé da Fortaleza.

Segundo o gestor do Projeto Pesca Artesanal do Sebrae, André Gomes, “Nessa capacitação tivemos a oportunidade de discutir o plano de ação, para dar inicio a consultoria de gestão da Cooperativa. Este plano foi dividido em três tópicos principais: Plano de Marketing, que visa desenvolver a identidade visual da cooperativa; Diagnóstico Mercadológico, que tem por objetivo identificar os potenciais clientes no mercado interno para que a cooperativa possa colocar seus produtos no mercado, e o Plano de Gestão, visando o desenvolvimento de habilidades gerenciais dos cooperados para uma gestão mais eficaz”, afirma o gestor.

O Workshop foi ministrado, pela coordenadora do curso de Administração do Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap), Nelma Simões, a consultora tem larga experiência na área de Cooperativismo. O encontro teve o acompanhamento técnico do professor Pedro Antônio de Lima Neto, que é mestre em Educação, advogado, filósofo, especialista em Projetos Sociais e ex-gerente de Planejamento do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).

Estiveram presentes a equipe técnica do Sebrae, o superintendente João Carlos Alvarenga, diretora técnica, Célia Brazão, a gerente da Indústria e Agronegócio, Isana Figueiredo, o gestor do Projeto Pesca Artesanal do Sebrae, André Gomes, além da presença dos presidentes da Pescap José Oliveira, Presidente da Federação dos Pescadores, Raimundo Nobre e a diretoria do Coopercaf.