Encontro de ecoissistmas
costeiros será no Amapá

O Estado do Amapá será sede da oitava edição do Workshop ECOLAB (Ecossistemas Costeiros e Amazônicos). O evento é realizado a cada dois anos e reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desenvolvem atividades na costa amazônica. O governo do Amapá, por meio do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas (IEPA) é parceira do Encontro.

Os ecossistemas costeiros no contexto dos fenômenos globais serão o foco das discussões do ECOLAB deste ano que contará com a participação de pesquisadores do Amapá, Pará e Maranhão, além de países visinhos como Suriname e Guiana Francesa.

O evento contará com a participação de pesquisadores e instituições participantes da rede ECOLAB que desenvolvem suas atividades na costa amazônica. Esses profissionais atuam em instituições de ensino e pesquisa, em órgãos públicos de gestão ambiental e territorial, em organizações não governamentais e no meio acadêmico e pretendem contribuir para o entendimento das relações entre a dinâmica da costa amazônica com fenômenos de abrangência regional e global.

ECOLAB é um programa de cooperação científica franco-brasileira iniciado em 1992 em Caiena, Guiana Francesa cujo objetivo é o estudo e a cartografia dos manguezais litorâneos situados entre o Suriname, Pará e Amapá por sensoriamento remoto e geoprocessamento.

Em 25 de maio de 2004 foi fundada a Associação ECOLAB Brasil, com sede oficial no Estado do Amapá, que congrega pesquisadores de forma interdisciplinar para, através de estudos fornecer auxílio à gestão, formar recursos humanos e socializar a ciência e tecnologia.

IEPA - Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnologicas do Estado do Amapa.

Elizangela Oliveira