Artesanato do Amapá é destaque nacional em vendas no Mercadão Floresta, em São Paulo

Entre as peças mais comercializadas estão as de cerâmica, de manganês e de tururi

Fernanda Picanço

O público paulistano teve a oportunidade de comprar e apreciar os mais variados produtos do artesanato brasileiro, especificamente do Amapá, em mais uma edição do Mercadão Floresta realizado no Mercado Municipal, em São Paulo.

O artesanato amapaense foi o segundo com destaque nacional em vendas, O primeiro lugar foi o Estado de Tocantins, da região de Jalapão, com peças de capim dourado. Entre os produtos do Amapá comercializados estão as criações em cerâmica, madeira e fibras.

“Nós não conseguiríamos esse resultado se não fosse pela parceria do Sebrae e da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, por meio da Casa do Artesão, que cedeu 155 peças para serem comercializadas. Essa parceria possibilitou a venda de 62 peças, muitas delas inspiradas na iconografia dos povos Maracá e Cunani”, explica a gestora do Projeto Artesanato do Sebrae Amapá, Mary Lima.

Além do artesanato, o açaí e os bombons de chocolate com recheio de frutas regionais fizeram sucesso em vendas e degustação. A empresária Karem Brício, fabricante dos bombons, teve todos os seus produtos vendidos, levando o primeiro lugar em comercialização gastronômica.

“O açaí, como representante da gastronomia nortista, foi um dos destaques, sendo degustado por todos os que visitaram o local. O empresário Julio Buscaronson, da empresa Frut Amazon, fez grandes negócios”, afirma a gestora do Projeto Fruticultura Açaí do Sebrae, Larissa Vale.

O evento foi realizado no período de 25 de maio a 3 de junho.