III Festival Quebramar acontece neste final de semana em Macapá

Consolidado como o maior evento de música independente do Amapá, o Festival Quebramar traz em sua terceira edição, mais de vinte e cinco bandas para se apresentarem em três dias de programação.

 

Assessoria de Comunicação Palafita

 

Realizado pela primeira vez em 2008, com a intenção de fomentar a cultura e promover a valorização dos músicos amapaenses, o Festival Quebramar de Música Independente foi apontado como um dos cinco mais promissores festivais do país pela a revista nacional BRAVO! Em 2009, atingiu um público estimado em 4.000 pessoas e um alcance inédito na mídia nacional. Para este ano, o Coletivo Palafita, associação realizadora do evento, apresenta três dias de programação oferecendo gratuitamente aos amapaenses mais de 17 horas de música, workshops, debates entre outras atividades, que pretendem fortalecer os artistas, produtores e agentes culturais locais.

O Festival acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de julho no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, que sediará novamente o evento. Lá o público prestigiará atrações locais e nacionais além de abrir espaços para o debate crítico sobre o mercado cultural. Assim como nos anos anteriores, integra-se às atividades os workshops de “Oficina livre de Guitarra” e “Oficina de formação Cineclubista”; os debates “Redes Sociais, Música e Mercado” e “Jornalismo Cultural e a cena independente brasileira”; além da I Mostra Inovacine de Cinema Contemporâneo.

A programação musical deste ano apresenta o som de grupos amapaenses de Batuque e Marabaixo, ao lado de bandas nacionais como os Móveis Coloniais de Acaju (DF), Mukeka di Rato (SP), Linha Dura (MT); Pig Soul (SP); Paris Rock (PA) e Brown-Há (DF); Juca Culatra & Power Trio (PA), Desalma (PE) e The Baudelaires (PA). Para promover o trabalho de jovens artistas amapaenses também haverá espaço para apresentação de bandas amapaenses que se consolidaram local e nacionalmente, a exemplo das bandas Mini Box Lunar, Intruhder, Gás 11, Vila Vintém Fax Modem e etc.

A realização do Festival é feita pela associação Coletivo Palafita, organização que desde 2006 desenvolve trabalhos na área da cultura com fins de estimular a cadeia produtiva deste setor no estado. O evento também é interligado ao Circuito Fora do Eixo, rede nacional de 46 coletivos culturais espalhados pelo país. No Amapá o evento conta com o apoio do Governo do Amapá por meio da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), Prefeitura de Macapá e Associação Ghata.

 

 

Serviço:   

QUE: III Festival Quebramar

QUANDO: 08, 09 e 10 de julho

ONDE: Anfiteatro da Fortaleza de São José

FONE (96) 9147-8300/ 8135-2824

SITE: www.festivalquebramar.blogspot.com