Atendimento de plantões cresce 35% em Macapá

Em 2010, aproximadamente 81 mil pessoas são atendidas por mês.

 

Dados do Departamento de Média Complexidade da Prefeitura de Macapá apontam um alto crescimento nos atendimentos de plantões médico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Atualmente o município conta com 150 médicos, sendo 53 plantonistas que foram contratados na atual gestão.

Um comparativo realizado entre o ano de 2008 e 2009 mostra um crescimento elevado nos atendimentos de consultas médicas. Em 2008, a média era de 19.363 consultas/mês. Em 2009 houve um acréscimo de 21%, totalizando 22.442 consultas/mês. Já nos primeiros cinco meses de 2010, os números apontam um crescimento de 35% em procedimentos realizados em relação a 2008, o que indica 81 mil procedimentos/mês.

O aumento no atendimento é reflexo de uma série de medidas tomadas pela atual administração, que além de ampliar o número de médicos plantonistas, também ampliou o horário de atendimento, estendendo o horário das UPAs para funcionamento 24 horas e das UBSs para 18 horas. Esses fatores trouxeram agilidade no atendimento colocando a disposição da população serviços de saúde com qualidade e rapidez.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Eduardo Monteiro, o aumento dos plantões dilui a demanda de atendimentos no município. “Estamos fazendo um trabalho voltado para o bem estar da população. Com os plantões ampliamos os atendimentos, o que facilita para quem precisa ser atendido em horários alternativos ao comercial”, afirma.

Investimentos – A Prefeitura de Macapá investe constantemente em reforma, ampliação e construção de Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento. Além da estrutura física, as unidades contam com um número maior de profissionais de saúde aptos para atender a população com eficiência e agilidade.