Karina Ninni faz show no Bacabeiras

Renivaldo Costa

Uma das maiores e melhores intérpretes dos grandes festivais de MPB faz show no Amapá no dia 7 de julho, sábado, no Teatro das Bacabeiras. A cantora Karina Ninni vem ao Estado lançar o CD Pelo Retrovisor. O trabalho, produzido durante os anos de 2004 e 2005 em Belém do Pará, é focado na produção musical contemporânea da Amazônia. Todas as músicas são inéditas, de autoria de compositores paraenses desconhecidos do grande público, apesar de premiados em vários festivais pelo Brasil. Além de remeter o público à realidade urbana da região, sem lançar mão de "regionalismos exóticos", o repertório prima pela riqueza rítmica e melódica. São 12 canções que contemplam gêneros como chorinho, funk, marcha-rancho, bossa-nova, samba e bolero, entre outros ritmos. Sob a direção musical caprichosa do compositor autodidata Floriano, natural de Tucuruí (PA), Karina conseguiu imprimir a Pelo Retrovisor uma unidade sonora que costura os diferentes ritmos, sem correr o risco de produzir uma "balaio de gatos" sonoro.

"Fiquei impressionada com a riqueza musical que encontrei em Belém. Há grandes compositores e excelentes instrumentistas, unidos por um sotaque urbano que pouca gente sabe que existe na Amazônia", lembra Karina, que viveu na região durante oito anos.

Entre os compositores gravados por Karina estão o próprio Floriano, Paulinho Moura, conhecido sete-cordas da capital paraense, Azarias Cardoso, chorão de primeira linha, Maria Lídia, Leandro Dias, Pedrinho Cavaléro, Pedrinho Callado, Marcos Campelo e Marcelo Sirotheau. O letrista Jorge Andrade assina quatro faixas no CD, que conta ainda com a poesia de Dand M e Camilo Delduque. Inteiramente gravado em Belém, com músicos paraenses, Pelo Retrovisor tem arranjos assinados por Floriano e Pedrinho Callado. O CD teve o patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), através da Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense (lei municipal de incentivo à cultura). Foi lançado em Belém em maio de 2005 e agora chega ao Amapá. No show do Bacabeiras, Karina será acompanhada pelo violonista e compositor Felipe Cordeiro, o saxofonista Esdras de Souza, o baterista Del Gonçalves, o baixista Nelson Dutra e o percussionista Márcio Jardim. A direção musical é de Dilean Monper, premiado compositor amapaense. Conta ainda com as participações especiais do Silmara (Negro de Nós), Carol Carvalho, Ingrid Satto e Julie Emanueli, que fazem o show de abertura.

Natural de Bragança Paulista, Karina foi aluna da cantora Eliete Negreiros e também estudou na Universidade Livre de Música. No Pará, participou de vários festivais e shows, ganhando diversos prêmios como intérprete. Em 2004, a música Emaranhado (Felipe Cordeiro e Leandro Dias), interpretada por ela, ganhou o terceiro lugar no IBM e-Festival, uma premiação feita por críticos e professores de música via internet. O prêmio lhe valeu uma participação em um show com a cantora Vanessa da Mata, no Direct TV Music Hall, em São Paulo. No mesmo ano, abriu o show de Vitor Ramil em Belém (PA). De volta para São Paulo, Karina Ninni tem se apresentado em diversos lugares como o Ó do Borogodó, Livraria Cultura, Vila Teodoro, entre outros.

Serviço

Karina Ninni lança o CD Pelo Retrovisor
dia 7 de julho
Onde: Teatro das Bacabeiras, Rua Cândido Mendes, Centro, Macapá
Horário: 20h - Ingresso: R$ 10,00
Voz: Karina Ninni
Direção Musical: Dilean Monper
Baixo Acústico: Nelson Dutra
Violão: Felipe Cordeiro
Sax e Flauta: Esdras de Sousa
Bateria: Del Gonçalves
Percussão: Marcio Jardim