Urgente, CPI para apurar o que houve em Volta Redonda

Empobrecimento da CSN, enriquecimento de Steinbruch

A coluna diária do Helio Fernandes, veiculada pela Tribuna da Imprensa e pela Tribuna ONLINE, está trazendo esperança ao sofrido povo de Volta Redonda e cidades circunvizinhas. Nos bares, nos restaurantes, nas faculdades, nos clubes, no interior da Usina da CSN, em todos os lugares da cidade os comentários são os mesmos: de admiração pela coragem de Helio Fernandes em desmascarar o Barão? Steinbruch. Parabéns.

Helio, quem lhe escreve é Joel Silva. Sou técnico em contabilidade, trabalho e moro em Volta Redonda a dezenas de anos. De tanto ouvir os lamentos de centenas de pessoas desempregadas, os reclamos de trabalhadores da CSN, presenciar o sofrimento da população diante das perversidades e abusos do Barão? Steinbruch, entre outros: a CSN não paga em dia os impostos devidos à prefeitura de Volta Redonda - o IPTU etc., protocolei denúncia contra a CSN na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 16/06/2008, conforme matéria de 28 páginas, pedindo rigorosas investigações. E também vou protocolar, na próxima semana, cópia da mesma matéria nos EUA (SEC/NYSE), via embaixada. Estou apenas aguardando receber do tradutor a versão português/inglês.

Recentemente, o Barão? resolveu pagar o imposto (IPTU) devido pela CSN, referente ao exercício de 2007, mas pagou porque a Câmara dos Vereadores aprovou o projeto do Prefeito isentando todos os contribuintes das multas e grande parte dos juros devidos pela sonegação. Com isso, o Barão pagou o imposto devido e atrasado, ganhando alguns milhões.

O imposto (IPTU) devido pela CSN de 2006 está sendo cobrado via judicial, e recentemente foi bloqueado da conta bancária da CSN 30 milhões, penhorado em favor da prefeitura. Nota-se: ao que dizem, o dinheiro do imposto (IPTU) Benjamin aplicava em ações da própria CSN obtendo lucros astronômicos (2007 lucrou 157%), e depois espera a anistia, pagando o imposto atrasado sem multa e juros.

Isso acontece também com todas as dívidas da CSN em cobrança judicial. Ficar devendo aos credores (enquanto durar a especulação imobiliária), para o Barão, é um grande negócio, uma maravilha.

Ele aplica o dinheiro da dívida comprando ações da própria CSN, acreditando que no futuro o lucro que obterá na especulação imobiliária e financeira será muito superior aos juros devidos aos credores pelo atraso de pagamento. Para ele, não importam os prejuízos causados aos credores e ao povo.

Helio, faça uso desta matéria, da melhor forma que achares conveniente, para continuar combatendo brilhantemente o Barão perverso. Se precisar, tenho todos os documentos comprobatórios.

Obs.: (1) Tenho o apoio técnico de vários engenheiros especializados em siderurgia e mineração.

Obs.: (2) Helio, se você observar a matéria NAMISA/CASA DE PEDRA, em anexo itens 26 ao 32, poderá concluir que a divulgação terá repercussão nacional, será um sucesso. É pura realidade. O Barão tem medo disso, pois quer faturar bilhões com a venda dessas minas (para continuar especulando), não se importando com a Usina da CSN em Volta Redonda, pois sabe se falir, o BNDES assume. A CSN deve mais de 9,4 bilhões de reais, portanto, não pode vender seu patrimônio ou alienar parte dele, mas o Barão está tentando vender essas minas para os chineses.

Segundo técnicos especializados, a venda ou a exploração máxima da Mina de Casa de pedra poderá, dentro de 10 a 18 anos, inviabilizar a existência da siderúrgica de Volta Redonda. Isso poderá colocar a população de Volta Redonda e das cidades circunvizinhas, dependentes economicamente da CSN, somando mais de 500 mil habitantes, em desespero.

A publicação poderá alertar os investidores e eliminar (ou pelo menos reduzir muito) a especulação imobiliária com as ações da CSN, o que vem ocorrendo na BOVESPA e na NYSE, envolvendo essas minas e as divulgações enganosas de megaempreendimentos, constantemente veiculadas pela mídia, com relação à construção pela CSN de novas siderúrgicas em Itaguaí-RJ, Congonhas do Campo-MG e recentemente no Nordeste-PE, a mando do Barão.

Isso está enriquecendo o Barão (as ações da CSN no ano passado valorizaram 157%, o que é um absurdo!) e, agora, no primeiro semestre desse ano a média de janeiro R$ 55,00 e em 1º/07/2008 a ação foi cotada em R$ 68,32. Em 6 meses houve uma valorização de somente 24,218%. Em relação a 2007, as ações da CSN vêm caindo em queda livre. Com as divulgações de Helio Fernandes sobre a CSN, a especulação com as ações da CSN no 2º semestre desse ano poderá ser eliminada, e o Barão vai ficar doidão!)
Joel Silva.

PS - Tenho dezenas e dezenas de DOCUMENTOS, que mostram a decadência da CSN, a miséria das populações provocada pelo Barão Steinbruch. Ninguém toma providências?