Lula, o ‘boca suja’ e Itaipu

Por Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 09 de Agosto de 2009

“Olha lá o bundão, olha lá. Olha o bundão correndo para pegar a minha toalha”
“Pra que estudar? Olha o que eu já conquistei só tendo a quarta série! Pra quê eu vou esquentar a minha cabeça com esse negócio de escola”.

“Tá vendo? Eu não tenho mesmo curso superior, mas quem carrega papel para mim tem... todos eles têm curso superior, faculdade.”
(Luiz Inácio Lula da Silva).

“Definitivamente, o presidente do Brasil não tem compostura moral nem preparo intelectual para presidir sequer um bloco carnavalesco de esquina. E seu despreparo torna-se cada vez mais patente, a cada dia, a cada aparição pública, a cada discurso e a cada gesto, para desespero dos ‘intelectuais’ de meia tigela que insistem em bater na tecla de que não existe nada mais ‘democrático’ do que um ex (e botem ‘ex’ nisso!) - metalúrgico galgar o posto mais importante e de maior visibilidade do país”. (Ubiratan Iório)

- Olho no poder: Lobão engole palavrões de Lula

(*) Eumano Silva - 05/08/2009

“O presidente Lula usou boa parte do repertório de palavrões brasileiros para passar uma descompostura no ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. O sermão aconteceu pouco antes da assinatura do novo acordo entre Brasil e Paraguai sobre a hidrelétrica de Itaipu, no dia 25 de julho.

A reprimenda de Lula valeu também para o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, presente no encontro. A irritação de Lula foi motivada pela resistência de Lobão e Gabrielli em assinar o acordo.

- Vai t..., Lobão! Não me venha com esse papo. Vocês querem que o Brasil repita com os países pobres o mesmo imperialismo dos Estados Unidos com toda a América do Sul. Vai t...

Sem escutar os argumentos dos subalternos, Lula continuou a dizer o que pensava.

- O Brasil tem uma responsabilidade muito grande com os vizinhos, ainda mais com o Paraguai, teve a guerra. Vocês querem f... o Lugo (Fernando Lugo, presidente do Paraguai), mas não vão.

- E não adianta vocês fazerem estas continhas, estes numerozinhos. Vocês vao t...

A reprimenda de Lula foi reproduzida ao colunista por uma pessoa que tomou conhecimento da conversa. As frases, certamente, não são literais. Os palavrões e o sentido das reclamações do presidente, com segurança, são verdadeiros e ditos em grande quantidade”.

(*) É o editor executivo do Congresso em Foco. Ex-diretor das sucursais das revistas Época e Istoé em Brasília atuou como repórter ou editor em vários outros veículos, como Folha de S. Paulo, Veja e Correio Braziliense. Em 2003, ganhou o Prêmio Esso Regional de Jornalismo com reportagens sobre a guerrilha do Araguaia. Foi co-autor de Operação Araguaia - os arquivos secretos da guerrilha, obra que recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro-reportagem de 2005.

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)
Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)
Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br