BRASIL: NOVA POTÊNCIA AMBIENTAL

Aceitando o desafio proposto pelo ministro Rubens Ricupero, de que na era e na agenda Obama o Brasil deveria se preocupar com o aquecimento global e se tornar uma nova potência ambiental mundial, o Grupo Editorial Ecoturismo está em campo para tornar isto realidade.

Na manhã do último dia 5 de agosto, em concorrida Conferência proferida pelo ministro Ed Miliband do Clima (Inglaterra) com a presença dos debatedores Jacques Marcovitch, José Goldemberg (USP) e do ex-ministro Luiz Fernando Furlan, no Auditório Mario Covas Jr. da Poli na Cidade Universitária, iniciamos a grande caminhada da Expedição Eco Brasil de Justiça Climática que será empreendida de outubro até dezembro de 2009.

Nos acalorados debates que se seguiram após a conferência do mandatário inglês do Clima e Energia, o professor e ativista ambiental Hércules Góes, desafiou a liderança européia a aceitar a iniciativa brasileira de empreender em nome da sociedade civil do Brasil uma forte Expedição que vai sacudir os umbrais de várias lideranças no Brasil, na África e na Europa, visando convencer os governos e autoridades destes continentes a reverem seus números de emissão de gases de efeito estufa, até chegar a COP-15, que se inicia dia 7 de dezembro em Copenhagen.

Ao entregar a Miliband, de apenas 39 anos, o livro “O Grito da Amazônia Sustentável contra o Aquecimento Global” de autoria do mestrando Góes, houve clara manifestação dirigida também ao Presidente da Fundação Amazônia Sustentável, Luiz Furlan, que compunha a mesa diretora dos debates de que a Amazônia e o Brasil têm que sair urgente da incômoda posição de quarto maior desmatador do planeta Terra.

O Ministro da Energia e Clima do Reino Unido aceitou receber no Palácio a comitiva da Expedição Eco Brasil de Justiça Climática, composta pelo Grupo Ecoturismo, Green CO2 e Instituto Árvore da Vida, assim como apoiar a visita que a expedição fará ao Príncipe Charles, líder da Rainforest Foundation, que já tem o Rei Pelé entre seus seguidores e interlocutores.

A Expedição Eco Brasil, em nome da sociedade civil brasileira aceitando o desafio do ex-secretário Geral da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento) dá os primeiros passos na direção de tornar o Brasil uma liderança e uma potência ambiental, agora a palavra aos demais setores e as autoridades governamentais de todos os níveis.

--
Ana Joppert