Projeto Circuito Turístico e Cultural inicia ações nos municípios
O primeiro município a ser beneficiado com ações do projeto foi Ferreira Gomes

Beliza Alfaia

Buscando possibilitar uma nova roupagem aos eventos regionais nos municípios amapaenses, o Sebrae do Amapá criou o projeto denominado Circuito Turístico e Cultural do Amapá.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, D’arc Marques, “o projeto visa promover ações que estimulem o empreendedorismo turístico e cultural dos municípios buscando possibilitar um maior profissionalismo na organização dos eventos mais tradicionais como o Carnaguari”, disse a diretora.

As ações iniciaram no município de Ferreira Gomes, com foco na realização do Carnaguari 2009. Para o evento, o Sebrae reuniu e criou o comitê gestor do evento que contou com a presença da Prefeitura Municipal de Ferreira Gomes, Sebrae Amapá, Eletronorte, Rádio Araguari FM, Câmara Municipal de Vereadores e Associação Comercial de Ferreira Gomes.

Para o prefeito do município de Ferreira Gomes, Valdo Isackson, “a parceria do Sebrae, por meio do comitê gestor, deu muito certo e com certeza ele será proposto em outras edições. Sentimos que o Carnaguari deixou de ser um evento fechado apenas entre os turistas amapaenses, pois foram mais de 50 mil pessoas em três dias de evento. Dessa vez o evento ultrapassou as fronteiras do município e em 2010 tende a promover maior circulação de turistas de outros estados também. Bom para o turismo e para o comércio do Amapá”, afirmou o prefeito.

O projeto promoveu também capacitações aos donos de bares e restaurantes, além dos empreendedores informais por meio dos cursos de formação de preços, técnicas de vendas e curso de drink’s e coquetéis em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Segundo o presidente da Associação Comercial de Ferreira Gomes, Antonino Farias, a intervenção do Sebrae em tradicionais eventos do estado é benéfica. “Considero excelente a participação do Sebrae nesse evento, pois muitos empresários locais não têm conhecimento de administração, e funcionários precisam aprender a atender bem o turista. Com o tempo o comércio local chegará a um nível de qualidade e excelência compatível às cidades turísticas, que é o que Ferreira Gomes pretende se tornar”, afirmou o presidente.

Por meio do Projeto também foi possível estabelecer a presença da Marinha do Brasil, que pela primeira vez foi inserida no evento para atuar em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros do Amapá. Havia grande tráfego de embarcações que ofereciam perigo aos banhistas e turistas que se deslocaram ao município para conhecer o Rio Araguari.

Segundo o Capitão-Tenente da Marinha do Brasil, Álvaro Oliveira, “nesta primeira abordagem o objetivo da Marinha do Brasil, não é o de multar nem apreender embarcações, mas sim o de conscientizar os navegantes a prezarem pela vida e segurança de seus passageiros” afirmou o capitão.

As próximas ações do Projeto Circuito Turístico e Cultural do Amapá serão direcionados ao Festival do Abacaxi, marcado para acontecer no período de 04 a 06 de setembro no município de Porto Grande.